E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

10 dicas para combater a procrastinação e otimizar o trabalho

14/01/2016 Por: Vanessa Cagliari
10 dicas para combater a procrastinação e otimizar o trabalho

Procrastinar no trabalho é um hábito muito comum e prejudicial que atinge as pessoas tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Executar uma tarefa da qual não gostamos abre portas para as distrações como dar aquela olhadinha no Facebook ou ficar conversando com os colegas. Para combater a procrastinação, o primeiro passo é compreender quais os motivos para que determinadas tarefas tiram tanto o seu interesse. Confira 10 dicas para evitar a procrastinação e otimizar o seu trabalho:


 
 
1. Crie tarefas desafiadoras
O entusiasmo é fundamental para manter a produtividade e a qualidade das tarefas. Se você acha as suas obrigações muito simples, existe grandes chances de você perder o interesse nelas. Se isso já acontece com você, procure incluir desafios em seus projetos.   


 
 
2. Mude de ambiente
Muitas vezes, o lugar em que trabalhamos colabora para a procrastinação. Se você sente tédio na sua mesa, procure mudar de ambiente de vez em quando. Quando as suas atividades te permitirem, trabalhe ao ar livre ou troque de lugar.


 
 
3. Elimine as distrações
Faça uma lista de todas as coisas que provocam a distração das suas obrigações e procure afastar-se desses hábitos. Se você costuma perder meia hora lendo posts no Facebook antes de iniciar o trabalho, imponha-se a meta de acessar a rede social somente quando todas as suas atividades já estiverem encerradas.


 
 
4. Se force a ir adiante
Quando você perceber que está perdendo o interesse no que está fazendo, procure pensar nos pontos positivos daquilo e compreenda quais as consequências que estes projetos trarão para você. Trabalhando assim, você se sente estimulado só para ver se o final vai ser da maneira como você planejou.


 
 
5. Divida seu tempo em períodos menores
Quando você tem muitas atividades para executar, a tendência é aumentar o prazo de cada uma delas. Mas isso é um erro, pois sabendo que você tem um limite de entrega mais longo, não vai preocupar-se até que falte pouco tempo para resolver. Dividindo o tempo em períodos menores para realizar cada tarefa, você se sentirá obrigado a terminá-la o quanto antes.


 
 
6. Crie prazos rigorosos
Estabeleça os horários para concluir as suas tarefas, ao invés de se propor a trabalhar por três horas toda manhã, por exemplo. Defina quais atividades você vai executar durante o dia e quanto tempo pretende se dedicar a cada uma delas.


 
 
7. Reúna todos os seus prazos em um mesmo calendário
Juntando todos os seus prazos, você poderá visualizar que todas os seus projetos estão interligados. Usar apenas um calendário deixa visível o fato de que as suas tarefas do dia seguinte dependem do término das tarefas de hoje. Lembre-se: uma atividade atrasada prejudica o andamento de todas as outras.


 
 
 
8. Adote um sistema de parcerias
Atuando em um sistema de parceria, você se sente incentivado a dar satisfação do andamento do seu trabalho para alguém, além de você mesmo. Essa estratégia aumenta o seu senso de responsabilidade.


 
 
 
9. Passe mais tempo com pessoas que não procrastinam
Procure passar boa parte do seu tempo com pessoas que inspiram você quanto à questão de manter a produtividade e evitar a procrastinação. Além de fazer novas amizades, você pode pegar dicas preciosas para deixar de lado a mania de fazer tudo de última hora.


 
 
 
10. Se auto-recompense
Reconheça que o seu esforço tem valor, saiba de que forma você é importante para aquele projeto e se recompense quando as metas forem alcançadas. Manter-se concentrado em um mesmo projeto pode ser cansativo, mas sabendo da sua importância, é mais prazeroso terminá-lo.
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar