E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

10 dicas para melhorar seu networking

29/09/2015 Por: Vanessa Cagliari
10 dicas para melhorar seu networking

Um estudo realizado pela consultoria Lee Hecht Harrison, feito nos Estados Unidos em 2014, descobriu que 63% dos profissionais conseguem mudar de emprego por indicações de um conhecido. Desenvolver e cultivar uma rede de contatos é uma tarefa fundamental para a carreira, e a maioria dos profissionais sabe disso.


 
Entretanto, por introversão, timidez ou falta de tempo, muitas pessoas deixam de construir seu networking e abandonam essa atividade. Para quem tem esse hábito, a dica é praticar até que a atividade faça parte da rotina. "É preciso exercitar o incômodo para aprender a lidar com ele em vez de simplesmente ignorá-lo", explica a consultora de carreira, Devora Zack que também é autora do livro "Networking for People Who Hate Networking" ("Networking para pessoas que odeiam networking"). Veja 10 dicas para desenvolver e melhorar seu networking.


 
1.Admita que é importante
 
A primeira atitude é se conformar de que é importante ter uma boa rede de contatos e que isso abre portas para novas alianças e oportunidades na carreira. Depois disso, comece a conversar com pessoas de sua área de atuação sobre novidades, tendências e como anda o mercado em várias empresas.



 
2.Timidez não é defeito
 
Não fique preocupado de parecer pouco conhecido em sua área, muito menos de não estar entre os mais falados e falantes. Muitos profissionais possuem redes de contato imensas, porém são mal nutridas. Mantenha seus contatos sempre ativos para que exista uma constante conexão.



 
3.Despiste o constrangimento
 
O networking é uma desafio para quem tem vergonha. Quando não conseguir fugir do desconforto, deixe a situação o menos constrangedora possível. "Chegar mais cedo a uma reunião, quando ainda há poucos participantes, o coloca em um ambiente calmo para conhecê-los", aconselha Devora Zack.



 
4.Crie coragem
 
Enfrente seus medos, crie coragem e prepare-se para as novidades. Se você não tentar, é garantido que vai fracassar nessa tarefa. Reserve alguns minutos do seu dia para pegar o telefone e ligar para quem o atrai ou enviar mensagens em redes sociais como o LinkedIn para divulgar seu trabalho.



 
5.Vá devagar
 
Um networking eficaz pode ser iniciado com os amigos dos amigos. Dessa forma, você se sentirá mais confortável ao não se sentir abandonado em um ambiente cheio de pessoas anônimas. Quando não se tem habilidades, a melhor maneira de praticar é com quem você já se relaciona.



 
6.Fale pessoalmente
 
As redes sociais ajudam muito a desenvolver o networking, porém não podem ser os únicos recursos de contato. Esforce-se para entrar em contato pessoalmente, uma vez que, assim, você ganha mais confiança. A internet pode ser mais usada como um meio de pesquisa para encontrar assuntos em comum, por exemplo.



 
7.Mostre seu valor
 
Tente, na medida do possível, deixar claro seus interesses. Mas, antes disso, dedique algum tempo para descobrir quais são seus pontos fortes e o que você pode oferecer aos outros profissionais. Quando existe troca de informações e a certeza de que está disponível para auxiliar em alguma tarefa, o contato se fortalece.



 
8.Tenha disciplina
 
Uma rede de contatos de qualidade não cairá do céu. Ela deve ser construída aos poucos e com pequenos passos e, uma vez constituída, a rede tende a aumentar com o passar do tempo. Mas para isso acontecer, é necessário empenho para manter o relacionamento com as pessoas-chave para que sua rede continue forte.



 
9.Encare como parte do trabalho
 
Tente ver a tarefa de networking como parte de seu trabalho. Recorrer ajuda a um profissional de fora de seu círculo de trabalho não é errado. Se sua meta estiver clara e a informação a dividir não for sigilosa, não haverá problema em falar sobre o assunto e pedir conselho a uma pessoa que você admira.


 
 
10.Ouça mais
 
Ao se encontrar com alguém pela primeira vez ou se apresentar a um novo contato em um evento, procure ouvir mais do que falar. De antemão, formule algumas perguntas que você gostaria de fazer, uma vez que isso vai comprovar seu interesse e ajudá-lo a colher dados para os próximos encontros.
 
 
Com informações de Exame
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar