E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 hábitos que atrapalham sua produtividade

14/06/2019 Por: Editorial Dom Bosco

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias

Sondando a internet atrás de dicas para melhorar nossa produtividade, é comum encontrar dicas como “seja organizado”, “acorde cedo”, “descanse a mente”, dentre outras sugestões sobre o que fazer para aumentar nossa produtividade. Contudo, esquecemos de olhar para as coisas que “sugam” nossas energias, fazendo com que nos tornemos improdutivos.

 

Elaboramos uma lista completa com 5 hábitos que atrapalham sua produtividade que certamente irão transformar seu dia a dia - se você aplicar, é claro. Como a maioria dos itens você provavelmente deve ter consciência de que não contribuem em nada para um dia mais produtivo, aliamos este conteúdo a algumas sugestões de como eliminar de vez esses “ladrões da produtividade”.

 

Sem mais, boa leitura!

1. Fazer tarefas diferentes ao mesmo tempo

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias


A pessoa muitas vezes se propõe em realizar inúmeras tarefas distintas ao mesmo tempo, porque acreditam que isso irá agilizar o processo. Mas, a verdade é que você não consegue resolver uma coisa; e nem consegue resolver outra. Isso sem mencionar a possibilidade de erros.

 

O correto, para que você tenha melhor produtividade, é selecionar todas as tarefas semelhantes e resolvê-las seguidamente. Na sequência, selecione outras que fazem parte do mesmo perfil de demanda e assim por diante. Fazer isso, evita que sua concentração seja interrompida, permitindo maior agilidade e segurança na execução das atividades.

 

Como melhorar?

 

Faça uma planilha com todas as atividades pendentes para o dia; assimile aquelas que são idênticas ou seguem a mesma linha de raciocínio. Como, por exemplo, “ligar para clientes” e “ligar para fornecedores”. Otimizar a sua rotina, é o primeiro passo para ter um dia mais produtivo.

 

2. Reunião para marcar reunião

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/redes-sociais-arrumar-um-emprego/243


Especialmente quem trabalha em
empresas de grande porte, deve saber o sofrimento que é fazer parte de inúmeras reuniões que nem sempre são necessárias; em vez de contribuírem com a empresa, só atrasam as demandas. Então, tente entender se é importante que a reunião aconteça e caso seja, faça de tudo para que ela seja eficiente e rápida.

 

Ninguém merece ficar horas preso em uma sala, pensando que há milhares de outras coisas importantes a serem resolvidas. Por isso, ao ser convidado para uma reunião ou solicitar que uma aconteça, saiba com antecedência os pontos que serão abordados para se preparar e também procure adiantar as tarefas da semana, para que a sua participação seja mais proveitosa.

 

Como melhorar?

 

Avalie se a sua participação na reunião é realmente importante (por isso a importância de saber os pontos que serão abordados). Caso não, tente cancelar sua presença ou então, se ofereça para participar de maneira remota com programas como Skype ou Hangouts que farão com que você esteja na reunião, mas sem atrapalhar outros afazeres mais urgentes.

 

3. Checar as redes sociais

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/redes-sociais-arrumar-um-emprego/243


Ficar a todo momento verificando o e-mail ou outras redes sociais, pode interromper sua concentração e fazer com que outras atividades fiquem atrasadas. As redes sociais não profissionais (Facebook, Twitter, Instagram, etc), caso não estejam relacionadas ao
trabalho, segundo o blog da EPD, podem acarretar até mesmo em uma demissão por justa causa, já que o ato pode estar relacionado a preguiça e procrastinação, de acordo com o artigo 482 da CLT.

 

No caso do e-mail, mesmo que esteja relacionado na maioria dos casos a acessos empresariais, o vício em ficar verificando a cada 5 minutos se houve ou não novas mensagens, pode interromper a linha de pensamento naquilo que você estava concentrado. Assim, evite o hábito de ficar checando este portal constantemente e sem necessidade.

 

Como melhorar?

O indicado é que tanto as redes sociais como o próprio e-mail fiquem com as abas fechadas em seu navegador e recebam horas específicas para a verificação. Mesmo que as notificações sejam uma opção para deixar a mente mais relaxada, elas podem cortar sua atenção toda vez que um novo push-up surgir ao canto da tela. Então, definir períodos para consultar essas redes sociais é a melhor decisão.

 

4. Conversas paralelas

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/qual-engajamento-as-empresas-devem-ter-nas-redes-sociais/227

Conversar com os colegas é sempre prazeroso, porque cultiva o bom clima organizacional e ainda serve como descompressão. Contudo, exagerar o costume de trocar papo com os outros colaboradores, pode atrasar muito suas entregas. Você não deve jamais cortar o hábito de conversar com outros, mas é importante ficar atento a quanto tempo isso tem tomado de sua rotina.

 

Desta maneira, tente deixar os assuntos mais longos para a hora do almoço ou para o happy hour após o expediente. Evite se envolver em assuntos que vão demandar muito de seu tempo e que não estão relacionados ao trabalho. Você não precisa ser mal educado ou grosseiro com os demais colegas que estão tentando puxar conversa; apenas mantenha a discrição.

 

Como melhorar?

 

As pessoas nem sempre sabem quando você não quer/pode ser interrompido; e nem sempre é fácil ignorar a vontade em dar o parecer no último capítulo da novela do dia anterior. Então, a melhor sugestão é escolher uma ótima playlist e ficar com os ouvidos blindados com os fones de ouvido. Apenas tome cuidado com o volume para não prejudicar sua audição ou atrapalhar sua atenção no trabalho.

 

5. Cuide da sua saúde

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias


Cansaço, indisposição, desânimo, dores e uma série de outros fatores, podem prejudicar sua produtividade. Para essas coisas, não há outro caminho a não ser levar uma vida saudável. Desconsiderar uma boa noite de sono, pode ser suficiente para enfrentar um dia angustiante e cansativo na empresa. Então, não desconsidere que a
produtividade também está aliada a como “anda” seu organismo.

 

Alimentação ruim, estilo de vida sedentário, rotina desorganizada - sem hora para levantar ou dormir -, são hábitos que precisam ser cortados. De acordo com consultor financeiro Tom Corley, dentre os hábitos que fazem parte da vida dos milionários está: acordar cedo, praticar atividades físicas e evitar excessos. Assim, se você esquece de olhar para sua saúde para validar o sucesso profissional, comece agora mesmo!

 

Como melhorar?

 

A receita dada pelo consultor Tom Corley envolve adotar uma rotina saudável desde o abrir os olhos pela manhã, até a hora de fechá-los a noite. Acordar cedo, praticar esportes (preferencialmente logo no início do dia), respeitar as três refeições com alimentos ricos e evitar negligenciar as noites de sono, são coisas simples, mas que vão transformar a sua produtividade.

 

E aí, está se sentindo mais energizado após ler esse conteúdo? Então, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para receber mais dicas como essa; e não esqueça de colocar em prática todas essas dicas preparadas com tanto carinho por nós, da DomBosco.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar