E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

10 hábitos que atrapalham sua produtividade

21/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
10 hábitos que atrapalham sua produtividade

O nível de produtividade diária é integralmente relacionado aos hábitos que você cultiva. Desde as coisas mais simples, até as mais complexas podem ser afetadas pela falta de foco e concentração, fatores essenciais para o resultado de uma tarefa. Pensando nisso, o site Lifehack fez uma lista de hábitos que todo profissional deve evitar para aumentar sua produtividade. Veja:



 
1. Ignorar o cansaço

Em geral, as pessoas possuem uma queda natural na produtividade após praticar a mesma tarefa entre 90 e 120 minutos e isso faz parte do ciclo ultradiano, que altera o estado entre alerta e sonolência durante todo o dia. Ao invés de tentar combater o cansaço mental, o ideal é fazer um intervalo e recarregar as energias.



 
 
2. Checar redes sociais a todo instante

Se manter ativo em redes sociais o tempo todo, prejudica a produtividade, uma vez que se distrair com fatos alheios e assistir vídeos fazem você gastar centenas de minutos por dia. Cheque as redes sociais uma ou duas vezes por dia, pois dessa forma, sua produtividade vai melhorar e, consequentemente, conseguirá entregar todas as tarefas no prazo determinado.



 
3. Dizer "sim" para tudo

Muitas vezes, dizer "não" é necessário para não comprometer seu trabalho. É comum que colegas de trabalho ou o chefe peçam sua ajuda para resolver um problema, mas tenha em mente que a prioridade é fazer seu serviço para que todos os processos da empresa funcionem.
 
 
 
 
4. Checar seu e-mail toda hora

A grande maioria das pessoas acessa sua conta de e-mail de acordo com a vontade. No entanto, isso pode ser um problema, pois o tempo que você gasta acessando o e-mail poderia ser aproveitado de forma melhor. Separe três momentos do dia para verificar sua caixa de entrada e, então, só a acesse nos horários determinados.


 
 
5. Fazer tudo sozinho

É importante delegar tarefas, mesmo que seja difícil. Peça ajuda aos seus colegas de trabalho e se você não tem esse costume, preste atenção ao que as outras pessoas estão fazendo e analise se suas tarefas são compatíveis. Dessa forma, fica mais fácil de concluir todas as suas atividades.



 
6. Tentar ser perfeito

Não é necessário ser tão perfeccionista. Uma pesquisa publicada pela University Affairs revelou que professores que tinham perfil perfeccionista apresentavam baixa produtividade que aqueles que aceitavam seus erros. Na maioria dos casos, ser apenas bom é o suficiente.


 
7. Ficar o tempo todo ocupado

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, intitulada de The Power of Lonely (O Poder da Solidão), apontou que as pessoas conseguem se lembrar melhor de momentos em que estavam sozinhas. Se ocupando menos, você vive mais momentos de introspecção, importante para conhecer a si mesmo e essencial para melhorar suas atitudes.
 
 
 
8. Dizer "eu não posso"


Dizer "eu não posso" prepara você para o fracasso. Não coloque obstáculos na sua frente e pense que você é capaz. Caso você queira se livrar de um hábito como parar de fumar, não diga que você não pode fumar, e sim que você não fuma: as chances de conseguir largar o hábito são maiores. É fundamental acreditar no seu potencial, pois isso tem um impacto positivo na sua produtividade diária.



 
9. Fazer várias coisas ao mesmo tempo

A cultura dos tempos atuais é a multitarefa, que é encarada como algo normal, mas ela não é muito eficiente: pessoas que se envolvem em diversas tarefas ao mesmo tempo acabam não se saindo bem em nenhuma delas. Concentre-se em apenas uma e sua produtividade aumentará.


 
 
10. Ser pessimista

O pessimismo impede você de alcançar seus objetivos e o sucesso. Parar de ser pessimista exige mudança comportamental, e uma ótima dica é tentar mudar seu pensamento um dia de cada vez. Com o tempo isso virará rotina e seu grau de produtividade será muito mais alto.

 
Com informações de Portal Administradores 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar