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3 Escolas que implantaram a tecnologia no ensino

20/07/2015 Por: Vanessa Cagliari
3 Escolas que implantaram a tecnologia no ensino

Já não é de hoje que algumas instituições de ensino passaram a inserir a tecnologia para otimizar o aprendizado de seus estudantes. Essa metodologia híbrida ou Blended Learning (expressão em inglês que significa "aprendizado mesclado"), valoriza a interação de alunos e professores.


 

A proposta dessa metodologia é a de que os estudantes passem a se interessar mais pelo conteúdo apresentado, sejam estimulados ao pensamento crítico, a trabalharem em grupo e também de forma autônoma. 


Mas, afinal, como inovar e pôr em prática o ensino híbrido? Várias escolas seguem esse modelo e, abaixo, está uma seleção de três casos de instituições que já aliaram a tecnologia no aprendizado de seus alunos. Conheça:

 

 

 1. Summit, Estados Unidos

 

A Summit deixou a forma tradicional de ensino no ano letivo de 2012/2013, quando começou a testar um modelo de ensino híbrido para a matéria de matemática, passando a adotar salas para trabalhos em grupo e várias ferramentas para auxiliar na interação com a nova metodologia. 


A implantação da metodologia começou com a possibilidade dos alunos montarem suas próprias rotinas de estudo e os objetivos que pretendiam buscar. Após todas as etapas, os professores inseriram testes, vídeos e perguntas sobre os assuntos com os quais os estudantes estiveram trabalhando.

 

 Deu tão certo, que o ensino foi replicado para todas as disciplinas seguintes.

 


2. Ginásio Experimental Carioca, no Rio de Janeiro

 

As aulas de ciências e matemática do 7º ano de algumas escolas dos Ginásios Experimentais Cariocas, acontecem juntas e em ambientes interdisciplinares. As aulas ensinam sobre Personalização e Tecnologia na Educação e as professoras têm experimentado levar o modelo para a sala de aula. 


São cinco estações: na primeira, são trabalhados temas de matemática e ciências; na segunda, há questões com conteúdos e um aluno deve desafiar o outro com duas questões; na terceira e quarta estação, os estudantes acessam computadores com atividades; e na última estação, os alunos podem ler revistas científicas 


 

3. Escola Pública Burnett Elementary, Estados Unidos

 

Alison Elizondo, professora da escola pública Burnett Elementary, na Califórnia, para os alunos do 4º ano do ensino fundamental desenvolveu um programa de ensino híbrido chamado We <3 2 Learn (Nós amamos aprender), que usa plataformas online para colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem. 


Alison divide as aulas em 5 etapas de 25 minutos e faz um rodízio de atividades, de forma que todos os alunos vivenciem todos os estágios gradativamente. As quatro primeiras etapas são relacionadas às atividades sobre conteúdo e, a última, à reflexão. Assim como as duas outras instituições, o método foi muito bem recebido.



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