E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

4 dicas para melhorar a gestão de projetos na sua empresa

28/02/2018 Por: Editorial Dom Bosco

4 dicas para melhorar a gestão de projetos na sua empresa

Para que um projeto atinja os objetivos esperados e promova melhorias nos processos da empresa, primeiramente, é preciso fazer um planejamento com cada passo que será dado, detalhando o que cada membro da equipe irá executar e a estimativa de tempo gasto.
 
 
De forma bem simples, o gerente de projetos deve liderar e acompanhar todas as etapas dos projetos que estão sob a sua responsabilidade, segundo a expert em planejamento estratégico, Keila Cristina Magalhães que listou 4 dicas para melhorar a gestão de projetos em empresas. Confira:
 
 
 
1 - Trace a estratégia da empresa
Segundo a especialista, os projetos da empresa devem ser vistos como caminhos para alcançar a "visão de futuro da empresa". Ou seja: a meta que a empresa deseja bater em um determinado período.
 
Como exemplo, ela cita a estratégia de uma Universidade: Aumentar em 30% o número de matriculas em três anos. Para esta estratégia, a gestão de projetos terá como alicerce os seguintes passos: modernização da estrutura física da instituição, contratação dos melhores professores do mercado e aumento da divulgação da Universidade na mídia.
 
 
 
2 - Faça o planejamento do projeto 
Após estabelecer qual a meta e a estratégia para alcançá-la, o gestor de projetos deve planejar cada projeto descrevendo os detalhes de cada um deles.
 
Nesse escopo, ele deve inserir o cronograma de tarefas, as etapas dos projetos, os prazos, a função de cada membro da equipe, os riscos, os resultados esperados e os indicadores para medir o desempenho, como por exemplo: medir a satisfação dos estudantes com o novo corpo docente da Universidade.
 
 
 
3 - Use uma ferramenta de gerenciamento de projetos 
Segundo Keila, outra forma de melhorar a gestão de projetos é usando as ferramentas de gerenciamento de projetos. Com elas, todos os envolvidos podem acompanhar a evolução dos projetos, os prazos, os custos (que podem ser calculados de forma automática) e a mensuração do resultado ficará mais simples, o que gera maior praticidade e economia de tempo.



4 - Monitore e faça ajustes durante o percurso
Por fim, o gestor precisa sempre acompanhar o percurso dos projetos sob a sua direção. "Ele deve medir o desempenho do trabalho regularmente para identificar possíveis desvios do planejamento até que seu projeto, enfim, alcance o objetivo desejado", conta Keila.
 

 




E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar