E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

8 Técnicas científicas para aprender sem muito esforço

15/07/2017 Por: Editorial Dom Bosco

Aprender mais


Se você chegou até este post procurando uma solução milagrosa de aprendizado, não recomendamos que continue a leitura. Agora, se busca técnicas comprovadas pela ciência para
aprender muito mais e sem muito esforço, está no lugar certo! 



Você também pode gostar: 10 dicas para combater a procrastinação e otimizar o trabalho



Conheça 4 técnicas científicas para aprender sem muito esforço 

Aprender mais rapido

Pesquisa da University College London e divulgada em matéria BBC, divulgou dados relevantes na hora de estudar. Em uma competição, cada pesquisador era responsável por um grupo de participantes e esses tinham apenas uma hora para memorizar uma lista de 80 palavras lituanas e lembrar delas após uma semana.


A partir deste estudo, foi concluído que os melhores desempenhos possuíam algo em comum: 



Reconhecimento da ignorância;

 

Os erros cometidos contribuíram com o aperfeiçoamento dos participantes, ao passo que eles desempenhavam com mais atenção as próximas tentativas. O  argumento é baseado na ideia de "dificuldade desejável", presente na psicologia, onde fazer uma tarefa mais difícil envolve atenção e mais esforço do cérebro para ser concluído.

 


Relaxe


Um pesquisador experimentou dar pausas curtas para os voluntários durante a tarefa de memorização de palavras, deixando que eles assistissem a um vídeo relaxante. Depois disso, o desempenho dos participantes melhorava, visto que a fadiga que prejudica o armazenamento de informações era reduzido. 


 


Pequenas porções de informações;


Foi observado que quem gravava maior variedade de palavras, sem nenhuma similaridade entre elas, conseguiam melhor desempenho comparado a quem fazia grupos de similaridade entre as palavras. Aplicado ao cotidiano, a flexibilidade de assuntos ao estudar pode ser de ajuda para aprender sem muito esforço. 


 

Storytelling


Conteúdo é tudo! Os pesquisadores que instruíram os times a visualizar e criar histórias para as palavras, conseguiram maior pontuação. Isso acontece porque para nosso cérebro é extremamente mais fácil gravar informações que fazem sentido para nós



Outros estudos científicos sobre aprendizado 

Aprender sem esforço


O tópico anterior foi baseado na pesquisa sobre aprendizado da University College London. Veja outros estudos com técnicas para aprender rápido e sem esforço. 



Seja o irmão/irmã mais velho


Periódicos das revistas  Science e Intelligence, identificaram que irmãos mais velhos costumam ter QI mais elevado que seus irmãos caçulas. Sabe o motivo? A razão pode ser a responsabilidade que esses possuem em ensinar seu irmãozinho. 


Onde queremos chegar com essa informação? Se você deseja aprender melhor e mais rápido, ensine a outros. A ideia de que compartilhar beneficia mais a quem doa, nunca fez tanto sentido, não é mesmo?



Ouça e fale mais


Estudo publicado no “Journal of Experimental Psychology” confirmou o impacto positivo de falar o que aprendemos em voz alta. No teste realizado, foi solicitado que metade dos pesquisados lessem alto e outra metade em voz baixa. Adivinha? Quem leu em voz alta, conseguiu memorizar muito mais


Algumas formas de colocar esse comportamento em prática, é por questionar o que é aprendido a si mesmo. Não se importe em parecer louco (a), o que vale é que você estará mais inteligente ao final do estudo. 



Mais emoção, por favor.


Fazer coisas no automático não é nada positivo, principalmente se a sua meta é de aprender sem muito esforço. No livro do antropólogo Clotaire Rapaille, intitulado “O Código Cultural”, é enfatizado a importância dos sentimentos para aprender


Se não há emoção; não há aprendizado. Se você deseja aprender mais, procure entender as razões desse aprendizado em sua vida e estude com o coração.


Quer descobrir mais dicas que vão colocar no topo do mercado? Escolha a sua Pós-Graduação e comece hoje mesmo. Lembrando que nossos cursos possuem nota máxima no MEC e você ainda pode estudar onde e quando quiser.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar