E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 características de um bom gestor de recursos humanos

12/09/2016 Por: Editorial Dom Bosco

 gestor de recursos humanos

Uma área cada vez mais valorizada pelas empresas, a área de recursos humanos tem o papel de desenvolver profissionais, reter talentos e melhorar o desempenho dos membros da equipe. Além de ter experiência na área, para conquistar o cargo de gestor de RH, é necessário ter qualificações específicas, investir em especialização e conhecimento avançado no idioma inglês.


 
O gestor de RH que lida apenas com folhas de pagamento tende a sair do mercado, e terá destaque o profissional que trabalha com as estratégias da empresa, por meio de treinamento dos funcionários, conforme afirma Marshal Raffa, Diretor Executivo da Thomas Case & Associados. Conheça, as características de um bom gestor de recursos humanos:


 
 
1. Saber motivar e engajar
Todo profissional que atua em uma empresa bem estruturada tem diferentes metas para serem alcançadas, tanto dentro quanto fora da empresa. O gestor de RH deve estar comprometido para motivar as pessoas da sua equipe, conforme suas necessidades, buscando compreender o que faz cada pessoa se sentir melhor para exercer suas tarefas.


 
 
2. Domínio em recursos humanos
Parece óbvia essa dica, mas é sempre bom ressaltar: o conhecimento de um bom gestor de recursos humanos não se limita ao seu diploma, e sobre o que aprendeu durante a graduação. Em um artigo publicado no Linkedin, o diretor e fundador da UdhyogIndia, Suresh Amara conta que é preciso estar atualizado acerca das últimas tendências na área de RH. Dessa forma, o gestor e sua equipe estarão preparados para lidar com os desafios cotidianos da empresa.


 
 
3. Gerenciamento de tempo
O gestor de recursos humanos, assim como os outros funcionários, também precisa cumprir horas de trabalho e tarefas. Mas, nessa função, ele precisa lidar com questões que podem surgir de última hora e que exigem atenção imediata. Em um artigo publicado no eSkill, Rhonda Knisley, especialista em recursos humanos conta que é preciso gerenciar o tempo de maneira correta para que essas situações não piorem e causem ainda mais problemas internos.


 
 
4. Perfil inovador
A especialista e presidente da Murray Resources, Marsha Murray relatou em um artigo para o site da empresa, que os gestores de RH mais bem-sucedidos costumam adotar abordagens experimentais. Segundo ela, é preciso assumir "riscos intelectuais" para que a área de RH da empresa possa crescer e se desenvolver cada vez mais.


 
 
5. Boa comunicação
A boa comunicação é essencial para que o gestor de recursos humanos possa ter uma boa relação com a sua equipe e informar claramente qual o papel de cada um. Isso inclui também saber ouvir, pois os funcionários costumam trazer diversas questões e novas ideias para o debate. O gestor de RH deve estar preparado para dar atenção à essas queixas e saber solucioná-las.


 
 
 
Quer conhecer mais dicas para se tornar um bom gestor de recursos humanos? Então conheça os cursos de pós-graduação online em Gestão de Pessoas do Dom Interativo, que oferecem conhecimento sobre desenvolvimento de pessoas, treinamento de profissionais, métodos de avaliação de desempenho, entre outros. Conheça os cursos, gratuitamente.
 
 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar