Uma área cada vez mais valorizada pelas empresas, a área de recursos humanos tem o papel de desenvolver profissionais, reter talentos e melhorar o desempenho dos membros da equipe. Além de ter experiência na área, para conquistar o cargo de gestor de RH, é necessário ter qualificações específicas, investir em especialização e conhecimento avançado no idioma inglês.
O gestor de RH que lida apenas com folhas de pagamento tende a sair do mercado, e terá destaque o profissional que trabalha com as estratégias da empresa, por meio de treinamento dos funcionários, conforme afirma Marshal Raffa, Diretor Executivo da Thomas Case & Associados. Conheça, as características de um bom gestor de recursos humanos:
1. Saber motivar e engajar
Todo profissional que atua em uma empresa bem estruturada tem diferentes metas para serem alcançadas, tanto dentro quanto fora da empresa. O gestor de RH deve estar comprometido para motivar as pessoas da sua equipe, conforme suas necessidades, buscando compreender o que faz cada pessoa se sentir melhor para exercer suas tarefas.
2. Domínio em recursos humanos
Parece óbvia essa dica, mas é sempre bom ressaltar: o conhecimento de um bom gestor de recursos humanos não se limita ao seu diploma, e sobre o que aprendeu durante a graduação. Em um artigo publicado no Linkedin, o diretor e fundador da UdhyogIndia, Suresh Amara conta que é preciso estar atualizado acerca das últimas tendências na área de RH. Dessa forma, o gestor e sua equipe estarão preparados para lidar com os desafios cotidianos da empresa.
3. Gerenciamento de tempo
O gestor de recursos humanos, assim como os outros funcionários, também precisa cumprir horas de trabalho e tarefas. Mas, nessa função, ele precisa lidar com questões que podem surgir de última hora e que exigem atenção imediata. Em um artigo publicado no eSkill, Rhonda Knisley, especialista em recursos humanos conta que é preciso gerenciar o tempo de maneira correta para que essas situações não piorem e causem ainda mais problemas internos.
4. Perfil inovador
A especialista e presidente da Murray Resources, Marsha Murray relatou em um artigo para o site da empresa, que os gestores de RH mais bem-sucedidos costumam adotar abordagens experimentais. Segundo ela, é preciso assumir "riscos intelectuais" para que a área de RH da empresa possa crescer e se desenvolver cada vez mais.
5. Boa comunicação
A boa comunicação é essencial para que o gestor de recursos humanos possa ter uma boa relação com a sua equipe e informar claramente qual o papel de cada um. Isso inclui também saber ouvir, pois os funcionários costumam trazer diversas questões e novas ideias para o debate. O gestor de RH deve estar preparado para dar atenção à essas queixas e saber solucioná-las.
Quer conhecer mais dicas para se tornar um bom gestor de recursos humanos? Então conheça os cursos de pós-graduação online em Gestão de Pessoas do Dom Interativo, que oferecem conhecimento sobre desenvolvimento de pessoas, treinamento de profissionais, métodos de avaliação de desempenho, entre outros. Conheça os cursos, gratuitamente.
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.