E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 Dicas de como se tornar um bom gestor. Seja um líder

02/03/2018 Por: Editorial Dom Bosco


Assumir um cargo de liderança é assumir novos desafios e responsabilidades pois, a partir desse ponto, deverá pensar em você e sua equipe como um conjunto. Para conquistar resultados por meio do trabalho em grupo, sua gestão poderá fazer toda a diferença.

Segundo o Guido Stein da IESE Business School, as principais dicas para se tornar um bom líder são essas:


1 – Presença

Um dos fatores mais importantes é deixar sua “marca registrada” e começar a se aproximar da equipe. Cumprimente, converse com as pessoas, procure entendê-las e como se sentem com a mudança de gestão. Elabore uma agenda e deixe a equipe a par dos assuntos e mudanças que serão feitas. Outra dica fica por conta de decorações da mesa ou da sala (para quem possui ambiente exclusivo), esse processo ajuda a personalizar o departamento.


2 – Comunicação

É necessário analisar a estrutura da organização, já que cada tipo de audiência pede uma maneira diferente de comunicação. Uma forma simples de ganhar a confiança de pessoas resistentes é mandar mensagens curtas, porém persuasivas sobre as razões e benefícios da troca de gestão na empresa.


3 – Ouvir

Para ganhar a confiança da equipe é preciso escutar o que as pessoas tem à dizer, principalmente, entender o clima na empresa e notar como as pessoas estão lidando com a sua gestão. Lembre-se que o networking é importante, portanto, aposte em contatos com pessoas diferentes.


4 – Seja membro da equipe

Seja estratégico e se integre com a equipe de trabalho. Entenda quais são os conhecimentos de cada membro da equipe e tire o melhor de cada um. É importante destacar que reposicionar profissionais em cargos estratégicos pode ter um impacto negativo. Isso acontece quando o conhecimento e experiência do funcionário não é reconhecido, abalando a estrutura organizacional no processo de mudança.


5 – Resistências

As resistências são normais e, inevitavelmente, aparecem. Nunca ameace e procure sempre entender o que pode estar atrapalhando o desempenho de alguns profissionais. Procure explicar sobre as mudanças que pretende aplicar e peça ajuda para traçar alternativas que solucionem a questão dos problemas que surgem no cotidiano.


Tenha em mente que, por mais que esteja no cargo de liderança, procurar ouvir, entender e explicar te fará mais próximo da equipe. A liderança participativa é uma boa solução para tornar o ambiente corporativo mais agradável e, consequentemente, mais produtivo.




Conheça o curso de MBA em Gestão de Pessoas e Liderança
curso de liderança

O curso de MBA em Gestão de Pessoas e Liderança proporciona ao aluno o conhecimento das ferramentas necessárias para atuar de maneira eficaz na gestão, conhecendo também a respeito dos principais aspectos da liderança.

Além disso, desenvolve competências para o assessoramento nos processos de construção e melhoria das condições de trabalho. O curso também oferece o desenvolvimento de habilidades teórico-metodológicas para o diagnóstico e avaliação dos processos psicológicos de indivíduos, grupos e organizações.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades




Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar