E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 dicas essenciais para ser mais resiliente no ambiente de trabalho

14/01/2015 Por: Editorial Dom Bosco
Como ser mais resiliente no ambiente de trabalho?


Uma das características mais valorizadas pelas organizações, atualmente, é a resiliência, que pode ser definida como a capacidade de superar adversidades, sem carregar consigo, sentimentos negativos.


 
O cenário de mercado atual é caracterizado por frequentes e rápidas transformações de tecnologia e na economia, cobrando mudanças nas pessoas e nas instituições, o que requer flexibilidade de ação, de estrutura e de vida pessoal, como meio de ajustamento às novas condições econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e políticas.


 
Por conta das constantes pressões e cobranças por parte da empresa em alcançar metas e aumentar a produtividade, alguns profissionais acabam por desenvolver ansiedade e estresse.


 
O mercado de trabalho necessita de profissionais flexíveis às mudanças e que são capazes de lidar com pressões de forma positiva. Por isso, listamos algumas dicas para ser mais resiliente no ambiente de trabalho.


 
1-    Encare mudanças como oportunidades de crescimento
Pessoas resilientes enxergam situações difíceis como desafios e testam sua capacidade de “dar a volta por cima”. Além disso, esses profissionais têm a visão de que as adversidades enfrentadas trazem essa possibilidade.


2-    Acredite na sua competência
Muitas vezes, a pessoa não possui um alto potencial de inteligência ou não domina determinado conhecimento, mas se ela tiver autoeficácia vai se esforçar além do normal e essa é uma atitude bem vista. Tenha percepção da sua própria capacidade. Acredite nas suas habilidades e na sua bagagem de experiências.


3-    Mantenha o bom humor e o controle emocional
O controle emocional permite ao profissional agir com mais calma e a não perder o foco. O profissional que tem autocontrole consegue expressar adequadamente suas emoções o que permite enfrentar melhor situações difíceis. Além disso, é fundamental manter o bom humor, para tornar o ambiente mais leve.

 
4-    Pense positivo
Seguindo seus valores e princípios você se torna mais resiliente. Não se trata de qual valor você tem e, sim, da importância que dá a eles.

 
5-    Fique atento ao outro
Pessoas altruístas estão sempre dispostas a ajudar e colaborar com os colegas de trabalho, pois assim, tendem a lidar melhor com seus próprios problemas. Se você consegue ajudar o outro, significa que não está faltando nada para você.
    
 
 
Com informações de Exame 
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar