Uma das características mais valorizadas pelas organizações, atualmente, é a resiliência, que pode ser definida como a capacidade de superar adversidades, sem carregar consigo, sentimentos negativos.
O cenário de mercado atual é caracterizado por frequentes e rápidas transformações de tecnologia e na economia, cobrando mudanças nas pessoas e nas instituições, o que requer flexibilidade de ação, de estrutura e de vida pessoal, como meio de ajustamento às novas condições econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e políticas.
Por conta das constantes pressões e cobranças por parte da empresa em alcançar metas e aumentar a produtividade, alguns profissionais acabam por desenvolver ansiedade e estresse.
O mercado de trabalho necessita de profissionais flexíveis às mudanças e que são capazes de lidar com pressões de forma positiva. Por isso, listamos algumas dicas para ser mais resiliente no ambiente de trabalho.
1 - Encare mudanças como oportunidades de crescimento
Pessoas resilientes enxergam situações difíceis como desafios e testam sua capacidade de dar a volta por cima. Além disso, esses profissionais têm a visão de que as adversidades enfrentadas trazem essa possibilidade.
2 - Acredite na sua competência
Muitas vezes, a pessoa não possui um alto potencial de inteligência ou não domina determinado conhecimento, mas se ela tiver autoeficácia vai se esforçar além do normal e essa é uma atitude bem vista. Tenha percepção da sua própria capacidade. Acredite nas suas habilidades e na sua bagagem de experiências.
3 - Mantenha o bom humor e o controle emocional
O controle emocional permite ao profissional agir com mais calma e a não perder o foco. O profissional que tem autocontrole consegue expressar adequadamente suas emoções o que permite enfrentar melhor situações difíceis. Além disso, é fundamental manter o bom humor, para tornar o ambiente mais leve.
4- Pense positivo
Seguindo seus valores e princípios você se torna mais resiliente. Não se trata de qual valor você tem e, sim, da importância que dá a eles.
5 - Fique atento ao outro
Pessoas altruístas estão sempre dispostas a ajudar e colaborar com os colegas de trabalho, pois assim, tendem a lidar melhor com seus próprios problemas. Se você consegue ajudar o outro, significa que não está faltando nada para você.
> 5 estratégias para negociar o aumento de salário
> Os 10 profissionais que recebem os salários mais altos no Brasil
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.