E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 dicas para melhorar a gestão de RH da sua empresa

05/07/2016 Por: Vanessa Cagliari

Dicas para melhorar a gestão de RH da sua empresa

Para melhorar a gestão de recursos humanos em empresas, não é preciso ter ferramentas sofisticadas, conforme afirma o consultor da Career Center, Fernando Dias. Entre as vantagens de otimizar a gestão de pessoas da empresa está o crescimento do negócio que pode ser feito por meio de uma nova estruturação dos processos da empresa, como aplicar pesquisas de opinião dos colaboradores, treinamentos e, até mesmo, conceder bônus por desempenho.


 
 
Dessa forma, a empresa consegue ter uma noção da performance e visão de seus colaboradores, além de identificar aspectos que podem ser melhorados. Veja cinco dicas de especialistas para melhorar a gestão de pessoas:


 
 
1-Questione os colaboradores sobre o ambiente de trabalho
De acordo com Suely Nunes Carneiro Mioto, consultora do Sebrae-SP, é importante que as empresas saibam qual o nível de satisfação dos colaboradores e a opinião deles sobre o clima no ambiente de trabalho. Muitos profissionais de RH aplicam pesquisas em empresas e o resultado pode guiar outras ações para melhorar a gestão do negócio. "Mas, primeiro tem que agir com outras ações, amadurecer profissionalmente e fortalecer a liderança dele", destaca a especialista.


 
 
2-Faça reuniões para dar e receber feedback
Em empresas pequenas é comum que os gestores tenham a impressão de que todos os membros da equipe estejam cientes dos seus próprios resultados. De acordo com Suely, é importante marcar uma reunião para ouvir a percepção das pessoas acerca dos resultados. Depois, o gestor deve dar o seu feedback, pois, às vezes, não fica claro para os colaboradores se eles fizeram um trabalho bom ou ruim. "É preciso dar um feedback com referências mais objetivas", afirma a consultora.


 
 
3-Integre o funcionário na equipe
Muitas vezes, a contratação de um novo profissional é realizada às pressas, não sobrando tempo para integrá-lo à equipe. De acordo com a consultora Suely, quando essa etapa não é aplicada, fica mais difícil para reter ou atrair novos talentos. "No caso de uma pequena empresa, a integração deve ser feita por meio de uma apresentação, mencionar os valores da empresa e o que é feito no dia a dia", explica.


 
 
4-Faça treinamentos
A área de recursos humanos de muitas organizações promove treinamentos, campanhas voltadas para a parte social, processos motivacionais, entre outros. O treinamento pode ser um diferencial para que a empresa se destaque diante da concorrência. O empresário deve pensar o que ele quer para o seu negócio, orientar o que ele quer para as pessoas e os comportamentos que ele espera, segundo Fernando Dias.


 
 
5-Crie um padrão de avaliação
Criar um padrão de avaliação ajuda o pequeno empresário a avaliar na hora de promover e reconhecer o resultado de um funcionário. "Dê algum prêmio para quem se destacou, pode ser financeiro ou não, um dia de folga, por exemplo. Assim, você está mostrando que aquele é o comportamento esperado", afirma Dias. 


 
 
Quer conhecer mais técnicas para melhorar a gestão de RH da sua empresa? Então conheça os cursos de pós-graduação online em Gestão de Pessoas do Dom Interativo, que oferecem conhecimento sobre desenvolvimento de pessoas, treinamento, planejamento de carreira, métodos de avaliação de desempenho, entre outros. Conheça nossas aulas, gratuitamente.
 
 
Com informações de Exame
 



 
 
Recomendado para você:
 
>Salário de gerente de RH estratégico pode chegar a R$15.000.

 
>Os salários de 16 cargos da área de recursos humanos.
 
 

 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar