E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 estratégias para negociar o aumento de salário

12/05/2016 Por: Vanessa Cagliari

5 estratégias para negociar o aumento de salário

A negociação sobre aumento de salário sempre gera insegurança e nervosismo às partes envolvidas. De acordo com o diretor de operações da Robert Half no Brasil, Fernando Mantovani, é possível ser mais assertivo ao planejar a conversa com cuidado. "Todo colaborador tem o direto de abordar o tema remuneração. A questão central é ter sensibilidade para conduzir a conversa sem fazer ameaças", explica Fernando. Veja, a seguir, como negociar o aumento de salário.



 
1.Tenha visão ampla do cenário
Primeiramente, analise como está a sua performance dentro do que a empresa espera. Você tem trazido novas ideias, tem atingido as metas ou colaborado na resolução de problemas? Qual é a percepção que o seu chefe tem do seu trabalho? As respostas positivas a essas perguntas te farão avançar ou não numa conversa sobre aumento de salário.



 
2.Motivos para pedir aumento 
​Os motivos que levaram o candidato a pedir o aumento não devem ser expostos. Segundo Mantovani, o profissional não pode pedir aumento porque quer adquirir um apartamento ou um carro, por exemplo. Durante a conversa, é importante demonstrar que você deseja aprender mais, ter mais responsabilidades e que, consequentemente, você espera ser melhor remunerado por isso.


 
 
3.Esteja com maturidade na função 
Se você assumiu o cargo há pouco tempo, espere. Para Fernando, não é prudente falar de aumento salarial antes de um ano de exercício da função. É preciso que você esteja mais experiente na sua posição e com preparo para novos desafios.


 
 
4.Não peça aumento por e-mail 
Negociações sobre aumento de salário devem ser feitas pessoalmente, segundo o diretor da Robert Half. Aproveite um momento de feedback, ou de avaliação de desempenho e introduza o tema. Mas, nunca fale sobre esse assunto por e-mail.


 
 
5.O melhor dia para pedir aumento 
​Segundo uma pesquisa da Universidade de McGill, do Canadá, o melhor dia para pedir aumento de salário é quinta-feira. De acordo com o estudo, o humor das pessoas vai melhorando ao longo da semana e elas vão ficando mais flexíveis, talvez, pelo efeito do final de semana se aproximando. Diante de uma negativa, agende a conversa para falarem sobre avaliação de desempenho e possível aumento da remuneração.

 
 
 
>Saiba mais: Setor de Logística gera demanda por novos profissionais e oferece altos salários.
 
 
 
Com informações de Você S/A




Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar