E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 maneiras de potencializar a sua criatividade

02/01/2015 Por: Editorial Dom Bosco
como potencializar sua criatividade

Além do conhecimento técnico, características pessoais também são extremamente valorizadas pelas empresas na hora do processo seletivo. Uma dessas qualidades é a criatividade.
 
Por se tratar de algo muito subjetivo, é comum acreditar que trata-se de uma habilidade pessoal e inata. Entretanto, existem técnicas que podem ajudar qualquer pessoa a desenvolver seu lado imaginativo e ter boas ideias.

 
1 – Desafie-se
Durante um projeto, pratique a limitação de recursos. A necessidade de extrair o melhor possível com o que estiver disponível no momento é uma ótima maneira de descobrir novas possibilidades. Comece tentando montar visuais diferentes com poucas roupas, por exemplo.


 
2 – Crie novos cenários
Imagine possibilidades diferentes para coisas que já aconteceram. Quando estiver focado em um projeto, mantenha uma boa fonte de exemplos e pense em cenários alternativos do tipo “o que aconteceria se não tivessem descoberto os antibióticos?”. Esse exercício criativo é bastante abstrato, no entanto, funciona para expandir a mente, estimular a imaginação e solucionar problemas.


 
3 - Pense sob outro ponto de vista
Ao elaborar projetos para clientes, pense em como ele seria útil e de que forma afetaria outras pessoas. Dessa forma, é possível visualizar os problemas através de diversas perspectivas, transformando o produto em algo interessante para diversos públicos.


 
4 – Fique de bom humor
O estímulo da criatividade está diretamente relacionado com a motivação. Quanto maior a alegria e satisfação, mais fácil se torna encontrar inspirações positivas. Para isso, pratique exercícios físicos e aposte em álbuns de foto com bons momentos.


 
5 – Não misture pesquisa e criação
Reserve um tempo somente para pesquisar referências, pois o cérebro funciona melhor quando está concentrado em apenas uma tarefa. O ideal é pesquisar antes e, se encontrar algo relevante, guardar para uma análise futura.
 
 
Com informações de Universia Brasil
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar