E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 passos para melhorar a sua escrita no trabalho

15/06/2016 Por: Editorial Dom Bosco

5 passos para melhorar a sua escrita no trabalho

Saber escrever corretamente aumenta as chances de uma pessoa conquistar uma vaga de emprego. Um estudo feito pela empresa RZT Comunicação apontou que profissionais de todos os níveis cometem erros de escrita, seja de ortografia e gramática, quanto de concordância e construção das ideias. Das pessoas entrevistadas, 84% admitiram sofrer com esse problema e concordam que precisam aperfeiçoar suas habilidades de escrita.

 
 
Foram ouvidos profissionais das áreas de Comunicação, Educação, Finanças, Gestão, Comércio Exterior, Consultoria Empresarial, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Saúde. De acordo com Almir Rizzatto, diretor da RZT Comunicação e professor de cursos de escrita, com essa dificuldade, obviamente, eles têm menos chances de serem contratados e promovidos.

 
 
E a empresa também acaba perdendo com esse problema: uma pesquisa feita pela Project Management Institute Brasil (PMI), com 300 organizações brasileiras e estrangeiras, revelou que 76% das empresas que tiveram projetos fracassados devem isto ao fato de possuírem profissionais que não sabiam escrever e falar bem.
 
 
Como desenvolver textos faz parte do dia a dia dos profissionais, através da construção de relatórios, e-mails e apresentações, elaboramos um passo a passo que ajuda a melhorar a escrita. Veja:

 
 
1.Pense no que pretende dizer
Antes de iniciar o texto para um relatório, e-mail ou apresentação, pense na mensagem que pretende transmitir. Fazendo esse exercício, você evitará o uso de informações que não são necessárias, e isso o deixará mais seguro.

 
 
2.Seja simples e priorize a clareza
Ao desenvolver seu discurso, evite palavras complexas e ideias confusas, uma vez que elas irão atrapalhar a compreensão da sua mensagem. Atente-se também às abreviações, pois o leitor pode ter dificuldades em interpretar seu texto. Resumindo: procure ser claro e objetivo. O intuito é transmitir a mensagem com o mínimo de palavras possíveis, mas sem comprometer o conteúdo.   

 
 
3.Fique atento à ortografia
Durante o desenvolvimento de um relatório é possível que você cometa alguns erros de gramática e ortografia. Por isso, o auxílio de um dicionário é muito importante, e, caso não tenha um, recorra às versões gratuitas que podem ser encontradas na internet.

 
 
4.Construa ideias articuladas
Um bom texto traz ideias bem ligadas entre si. Para isso, é necessário usar os termos conectivos (expressões que ligam as orações, como "isto é", "embora", "portanto" e "até mesmo"), um dos recursos que ajudam a amarrar as ideias do texto.

 
 
5.Peça opiniões
Caso não tenha certeza da qualidade do seu texto, peça ajuda aos seus colegas de trabalho. Questione-os se as ideias estão coesas e coerentes. Mas atenção: peça ajuda para quem realmente entende do assunto.





Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar