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5 razões para monitorar o comportamento do consumidor

19/01/2016 Por: Vanessa Cagliari
5 razões para monitorar o comportamento do consumidor

A partir do momento em que uma pessoa entra no site de uma loja online, ela disponibiliza à empresa informações sobre seus gostos e preferências, facilitando a construção de campanhas de marketing com ofertas futuras. Entretanto, apesar disso, são poucas as empresas que usam esses dados comportamentais dos consumidores.


 
O Censo de E-mail Marketing 2015, uma pesquisa feita pela Econsultancy, apontou que apenas dois em cada dez profissionais procuram segmentar a base de contatos baseando-se nesse conteúdo. Quer saber porque é importante monitorar o comportamento do consumidor? Descubra cinco motivos:

 
 
 
1 - Segmentação da base
Através do acompanhamento do consumidor, é possível elaborar um perfil completo do seu público-alvo, incluindo informações como índice de recorrência de pedidos, categorias mais acessadas e abandono de carrinho. Dessa forma, você consegue ir além da análise tradicional que faz divisão por faixa etária, sexo e região.


 
 
2 - Relacionamento
A empresa pode se antecipar à demanda e criar e-mails para os diversos momentos da vida do consumidor. Se uma pessoa busca por itens de bebê agora, provavelmente, pode se interessar por fraldas nos próximos meses e, em alguns anos, por brinquedos educativos. Ou seja, a empresa se relaciona com o cliente e torna-se parte importante do seu cotidiano.
 

 
 
3 - Campanhas assertivas
Ao monitorar o comportamento do consumidor, você consegue descobrir seus gostos e preferências, oferecendo produtos e serviços relevantes para aquele momento. Assim, o método do disparo contínuo dá lugar ao envio inteligente, concentrando os custos e esforços apenas no e-mail que pode de fato representar uma venda futura.


 
 
4 - Automatização
Hoje, o monitoramento é realizado automaticamente pelo próprio profissional de e-mail marketing, incorporando informações diretamente do site, para a construção de uma mensagem adequada ao usuário. Com isso, o profissional de marketing fica livre para criar novas estratégias e campanhas.


 
 
5 - Rentabilidade
Com e-mails marketing mais assertivos e custos mais baixos, o ROI de cada campanha aumenta consideravelmente. Segundo dados apresentados pelo Shop.org, o conteúdo personalizado têm 325% a mais de visualizações do que as mensagens tradicionais. Logo, quanto mais cliques, mais possibilidades de vendas concretizadas.


 
 
Para aprender mais sobre como analisar o comportamento do consumidor, especialize-se nos cursos de pós-graduação em Gestão de Serviços, pós-graduação em Gestão de Marketing Digital, MBA em Gestão de Marketing e Varejo, MBA em Gestão de Marketing e MBA em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada.
 
   
 
Com informações de E-commerce Brasil
 
 

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