E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

6 dicas do Google para se sair bem em uma entrevista de emprego

05/05/2015 Por: Daniel Fernandes
entrevista de emprego

A Google foi considerada “A melhor empresa para se trabalhar” várias vezes em pesquisas de satisfação ao redor do mundo e, além disso, recebeu mais de 100 prêmios como um das empresas favoritos do mercado. Recentemente, o chefe da área de pessoas da Google, Laszlo Bock, baseado em sua experiência, compartilhou algumas dicas de como ir bem em uma entrevista de emprego. Confira:
 
1 – Antecipe as perguntas
Segundo Bock, você é capaz de adivinhar 90% das perguntas realizadas na entrevista, sendo 3 delas bem comuns: “Me fale um pouco sobre você?”, “Qual sua maior fraqueza?” e “Qual é o seu ponto forte?”. Outras perguntas são bem fáceis de prever, como “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Me conte uma dificuldade que tenha resolvido no passado?”. Procure em pelo menos 20 perguntas mais frequentes.
 
2 – Respostas
Para cada pergunta que selecionou, escreva uma resposta adequada. O processo de escrever é importante, pois ajuda seu raciocínio e a fixar elas em sua mente. Bole respostas rápidas e automáticas, afinal, a proposta é ser natural.
 
3 – Plano B
Na verdade, para cada pergunta de sua lista, tenha 3 respostas. Motivo: você precisa ter uma resposta diferente e igualmente boa para cada questionamento do entrevistador, caso sinta, na hora, que uma das resposta não fará muito sentido no contexto da conversa.
 
4 – Exemplifique
Para cada pergunta realizada, você deve ter uma história que exemplifique sua característica, por exemplo: na pergunta “Como você lidera uma equipe?”, tente responder com “Eu sou um líder decisivo, colaborativo, determinado. Teve uma ocasião em que...” Sempre conte uma história ou traga fatos para provar que você é quem realmente diz ser.
 
5 – Leia o ambiente e o entrevistador
Seja observador. Logo nos primeiros momentos da entrevista, verifique se existe alguma coisa no escritório em que você pode usar para estabelecer uma conexão, pode ser um livro, foto de família ou uma pintura.
Após ler o ambiente, observe o entrevistador, como ele está? Sua postura está aberta ou fechada? Ele está cansado? Se ele estiver receptivo, tente animá-lo. Ele está gostando de sua linha de raciocínio ou você deve mudar a direção? Pense em todos esses fatores.
 
6 – Pratique
O importante é praticar suas respostas, em voz alta, até conseguir contar a história bem. Sente-se em um sofá e simule a entrevista de emprego, chame algum amigo para te ajudar, mas você pode fazer isso sozinho também. A prática é a chave para o sucesso.  
 
Com informações: Na Prática


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar