E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

6 passos para elaborar um plano de carreira

02/03/2016 Por: Editorial Dom Bosco
6 passos para elaborar um plano de carreira

A construção de um plano de carreira pode ser a solução para o profissional que deseja crescer no seu ramo de atuação e atingir os objetivos que planejou alcançar. Segundo a Pesquisa de Profissionais Brasileiros de 2015 da Catho Online, cerca de 70% das organizações brasileiras não oferecem plano de carreira para os seus colaboradores, apesar de ser considerada uma importante estratégia para o desenvolvimento profissional. Veja a seguir, como desenvolver esse planejamento:


 
 
1.Como penso o plano de carreira?

Primeiramente, você deve definir metas bem realistas com prazos bem estabelecidos, sempre levando em consideração quais são as suas melhores habilidades e competências. Depois de analisar o que você já domina, descubra o que você gostaria de aprender, e isso vale tanto para habilidades técnicas quanto comportamentais.

 
 
 
2.Observar diretrizes pessoais e profissionais

O profissional deve anotar os itens que são importantes para ele, como por exemplo: os valores que fazem sentido para ele, o que faz ele ter prazer de viver, como ele gostaria de viver e, principalmente, analisar se os valores pessoais estão alinhados aos valores profissionais. O subconjunto da vida pessoal está inserida dentro da profissional. Quando a empresa em que você trabalha têm valores contrários do que você tem como valor pessoal, começou mal.


 
 
 
3.Definir um foco de ação

Para estabelecer um foco, você precisa se preocupar com o comportamento e as ações que interferem no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por exemplo: como é o meu estilo de comunicação? Como eu gerencio o meu tempo? Como eu me organizo?


 
 
4.Analisar sua competitividade

Você deve refletir: será que estou pronto para mudar a minha carreira? Isso vai ajudar a descobrir o que a empresa que você quer trabalhar espera ao escolher um novo profissional. Além disso, é importante considerar sua atuação profissional e como pode utilizar isso dentro da nova vaga que irá competir.


 
 
5.Estabelecer tarefas

Para conseguir atingir as suas metas, você deve esquematizar todas as tarefas que precisa executar a longo prazo.


 
 
6.Gerenciar os progressos

Por último, mas não menos importante, o profissional deve reavaliar o seu plano de carreira e ver em que já melhorou e o que já alcançou que já foi traçado.
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar