E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

7 atividades divertidas que aumentam a produtividade no trabalho, segundo a ciência

06/05/2016 Por: Editorial Dom Bosco

7 atividades divertidas que aumentam a produtividade no trabalho, segundo a ciência

Em meio aos diversos compromissos que precisam ser cumpridos no dia a dia, torna-se essencial investir em atividades divertidas para driblar o estresse e o cansaço mental. Mas, alguns hobbies oferecem mais do que diversão e impactam diretamente sobre as funções cerebrais, se revelando ótimos combustíveis para a produtividade. Descubra 7 atividades divertidas que melhoram a produtividade no trabalho, segundo pesquisas científicas:

 
 
 
1) - Jogar golfe
Jogar golfe é um excelente exercício para quem quer desenvolver a paciência e é por isso que o esporte dura horas. De acordo com uma pesquisa produzida pela Universidade de Princeton (Nova Jersey, Estados Unidos), a prática do esporte incrementa a capacidade de resiliência e o desempenho em atividades diversas.  



 
 
2) -Tocar um instrumento musical
Escutar música estimula o cérebro a realizar tarefas com mais rapidez, mas o benefício será ainda maior se você tocar um instrumento musical. Segundo um estudo publicado em 2012 no Journal of Neuroscience, o treinamento musical, sobretudo na fase da juventude, auxilia a aumentar o corpo caloso do cérebro, ou seja, a parte que liga os dois hemisférios. Esse fenômeno melhora a memorização e a capacidade de resolver problemas.


 
 
 
3) -Aprender um novo idioma
Aprender a falar uma nova língua não apenas aumenta suas chances de conquistar um emprego, mas também melhora o raciocínio. Um experimento feita por cientistas da Universidade de Northwestern (Illinois, Estados Unidos) concluiu que pessoas bilíngues têm mais facilidade para resolver problemas do que aquelas que falam somente um idioma. Além disso, pesquisadores da Suécia descobriram que uma pessoa fluente em uma segunda língua pode ter seu córtex cerebral aumentado. O córtex controla quase toda a capacidade mental, da memória à capacidade de planejamento.


 
 
 
4) -Caminhar
Caminhar ou praticar corrida, além de emagrecer e fazer bem para os músculos, pode melhorar a criatividade e o humor. Uma análise produzida por pesquisadores da Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos) revelou uma associação direta entre o exercício e a habilidade de ter ideias inovadoras. Os participantes da pesquisa revelaram um aumento de 60% em sua criatividade enquanto caminhavam.
 
 
 
 
5) -Jogar videogame
Jogar determinados videogames melhora o raciocínio estratégico. Segundo cientistas da Universidade de Londres, jogos de estratégia em tempo real aumentam a capacidade de raciocinar sob pressão e a aprender com erros passados. Já os videogames de ação aumentam a capacidade de tomar decisões de forma rápida.


 
 
 
6) - Ler
Um estudo da Universidade de Sussex (Inglaterra) revelou que meia hora de leitura profunda reduz mais o estresse do que qualquer outra técnica de relaxamento. Mas ao escolher uma obra, prefira aquelas que mais tem prazer em ler. Outra pesquisa revelou que a leitura também melhora a capacidade de concentração e foco, por simular uma espécie de transe parecido com o provocado pela hipnose.


 
 
 
7.Dançar
Um experimento da Universidade de Albert Einstein College of Medicine (Nova York, EUA) realizado durante um período de 21 anos com idosos de 75 anos colocou os participantes para praticar algumas atividades físicas. A conclusão do estudo foi que quem dança com frequência tem 76% menos risco de desenvolver demência, têm maiores reservas cognitivas e apresenta um aumento da complexidade das sinapses neurais.  
 
 
 
Adotando qualquer um desses hobbies, com certeza sua produtividade e criatividade vão melhorar significativamente.
 
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar