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7 hábitos que ajudam a diminuir o cansaço durante o dia

18/04/2016 Por: Editorial Dom Bosco

7 hábitos que ajudam a diminuir o cansaço durante o dia

Sentir cansaço depois de um longo dia de trabalho é uma sensação comum à maioria dos profissionais, sem falar dos outros compromissos, como estudos, vida social e família que também consomem bastante energia. Mas, se você sente desânimo e falta de disposição, talvez o problema seja os seus hábitos diários. Confira 7 dicas para diminuir o cansaço e ter mais disposição no dia a dia.

 
 
1-Diminua o consumo de café
 
O café é conhecido por despertar e, por isso, muitas pessoas tomam 10 xícaras da bebida todos os dias. Entretanto, pesquisas recentes revelaram que até três xícaras de café são permitidas, e mais do que isso já pode provocar problemas de sono. A cafeína bloqueia a produção da substância adenosina, que leva o corpo a dormir. Consumir café seis horas antes de dormir já é o bastante para ter problemas na hora de pegar no sono.
 
 
 
2-Tome o café da manhã todos os dias
 
O café da manhã é a refeição mais importante do dia, que vai tirar seu corpo de um longo tempo de jejum e vai te dar a energia necessária para iniciar bem o seu dia, acelerando seu metabolismo e adquirindo ânimo para realizar todas as tarefas.
 
 
 
3-Beba água

Um adulto saudável deve ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente. Uma das consequências da desidratação é a redução do volume sanguíneo, o que produz um sangue mais espesso. Esse processo faz com que o seu coração faça bombeamentos menos eficientes, reduzindo a velocidade com a qual o oxigênio e os nutrientes chegam aos seus órgãos e músculos.
 
 
 
4-Aumente o consumo de ferro
 
Se você sente cansaço, irritação e dificuldade em se concentrar, é provável que você esteja com deficiência de ferro, substância que ajuda a carregar o oxigênio para o cérebro. Inclua na sua dieta, o consumo de alimentos com ferro, como carne, ovos, vegetais verdes e castanhas.
 
 
 
5-Exercite-se mesmo se estiver cansado
 
Conforme apontou uma pesquisa da Universidade da Geórgia (Estados Unidos), quem se exercita com frequência se sente menos cansado e mais disposto durante o dia. O estudo analisou a disposição de pessoas sedentárias e de adultos saudáveis que começaram a se exercitar aos poucos.
 
 
Depois de seis semanas, as pessoas que faziam exercícios três vezes por semana durante 20 minutos, disseram se sentir menos cansadas do que aquelas que não se exercitaram. A prática regular de exercícios físicos tem a capacidade de melhorar nossa resistência e força, além de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.
 
 
 
 
6-Largue o celular
 
É muito comum usar o celular antes de dormir para dar aquela olhada nas redes sociais ou nas mensagens. Porém, a sua cama deve ser apenas o lugar que você usa para dormir e não deve ser usada como uma extensão do seu trabalho, pois a luz dos aparelhos eletrônicos prejudica a produção da melatonina, um hormônio que ajuda a regular o seu sono.
 
 
 
7-Evite ao máximo consumir fast-food
 
Alimentos como batata-frita e hambúrguer aumentam os níveis de glicemia no sangue, pois carboidratos simples viram açúcar assim que você os ingere, e níveis altos de açúcar vão deixar você cansado. Para reverter a situação, escolha alimentos integrais.
 
 
 


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