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8 Dicas de marketing por Philip Kotler

25/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
8 Dicas de marketing por Philip Kotler

Mestre em economia pela Universidade de Chicago, PhD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e pós-doutor em matemática por Harvard e em ciências comportamentais pela Universidade de Chicago, Philip Kotler é considerado um dos pais do marketing e o maior especialista da área.

 
Antes de publicar seu livro "Administração de Marketing", há quase 50 anos, os estudos de gestão eram focados apenas em comércio e vendas e, depois disso, o marketing se disseminou globalmente. De acordo com uma lista do jornal britânico Financial Times, Kotler se tornou o quarto nome mais importante do setor, atrás apenas de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker. Confira a seguir, 8 lições de marketing do especialista para aperfeiçoar e otimizar as estratégias de marketing de seu negócio.
 
 
1.Mais que um departamento

Para Philip Kotler, o marketing deve manter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma organização. Segundo o especialista, o marketing deve funcionar como uma força decisiva para o sucesso de um negócio e não pode ser visto apenas como um setor.



 
2.Obedeça ao "funil de vendas"

De acordo com Kotler, um processo de venda pode ser dividido em seis etapas: prospectar clientes; entender as necessidades do público-alvo; desenvolver soluções; fazer a proposta; negociar contratos e fechar a venda. Ele explica que as três primeiras etapas devem ser aplicada por um profissional de marketing, enquanto as três últimas são atribuições do setor de vendas. "Com esse funil, cada passo é tomado por quem sabe o que está fazendo", afirma.

 
Ele destaca também que a função do funil é mostrar a principal diferença entre as duas áreas. "O marketing é responsável pela criatividade e pelas estratégias apropriadas para chegar ao cliente, enquanto a execução fica com o pessoal de vendas".



 
3.Valorize o ócio

Dando continuidade às funções de um profissional de marketing, Kotler destaca que o planejamento estratégico é importante, porém não deve ser mais priorizado que o processo criativo. "O marketeiro precisa de tempo para pensar e conceber as melhores ideias", explica.



 
4.Represente a voz do consumidor

Segundo Kotler, valorizar os clientes é uma verdadeira estratégia de marketing. Um dos principais papeis do profissional de marketing é ser um porta-voz do consumidor e contemplar sua satisfação. "A Apple, por exemplo, deixa uma cadeira vazia nas reuniões de diretores. Ela representa, simbolicamente, o consumidor. Pergunte a um applemaníaco sobre os pontos positivos da empresa. Ele provavelmente vai falar do cuidado da empresa em ser uma amiga dos clientes", afirma o especialista.



 
5.Trabalhe firme na construção de sua marca

As relações comerciais funcionam da seguinte forma: empresas vendem o que os consumidores precisam. No entanto, existem companhias, que vendem por um preço alto, um produto ou serviço que pode ser encontrado em qualquer lugar e se dão bem, conforme explica Kotler.

 
Como exemplo, ele cita o Starbucks. "Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Lá, tem internet, é confortável. As pessoas gostam disso. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover seus negócios", disse.


 
6.Seja meio jornalista

Com o objetivo de abordar a trajetória da sua empresa da melhor forma, Kotler recomenda que o profissional de marketing seja um pouco jornalista, uma vez que a construção de uma marca está ligada a capacidade de se contar uma boa história, o chamado storytelling. "O pessoal da imprensa se atém a todos os detalhes, sabe selecionar o que é mais importante na construção de uma notícia e sabem se expressar. Essas características são essenciais para quem trabalha com marketing", aconselha.


 
7.Seja socialmente responsável

O principal objetivo de um empreendedor é conseguir lucrar, mas a busca pelo dinheiro não pode ser o único objetivo. Kotler afirma que para construir uma marca, o empresário deve considerar questões como consciência ambiental, ética e respeito pela lei.


 
8.Almoce com o pessoal do financeiro

Para que o departamento de marketing se integre a todos os outros departamentos da empresa, é necessário mostrar como funcionam os processos realizados pelo setor. Além disso, todos devem compreender que os gastos com estratégias de marketing não são desperdício de dinheiro. "Seja amigo de todos. Almoce com o pessoal do financeiro, que deve enxergar seu trabalho com mais ressalvas. Explique suas atividades e mostre sua importância", explica Kotler.

 
 
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Com informações de Revistapegn 

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