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8 em cada 10 consumidores consideram as compras online seguras, segundo SPC

31/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
8 em cada 10 consumidores consideram as compras online seguras, segundo SPC

O costume de comprar pela internet é considerado cada vez mais seguro pelos consumidores brasileiros, conforme revela uma pesquisa produzida pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) sobre o consumo virtual. Cerca de oito em cada dez consumidores (82%) atribuíram notas altas, numa escala de um a cinco, ao serem perguntados sobre o nível de segurança no comércio eletrônico, índice que aumenta para 93% entre os consumidores que compram com frequência pela internet.


 
 
Entretanto, embora o nível de segurança seja considerado alto, os consumidores online demonstram preocupação com suas informações pessoais e com os sites que acessam: 58% dos entrevistados disseram evitar cadastrar os dados do cartão de crédito para futuras compras; 54% afirmaram comprar somente em sites conhecidos ou indicados; 53% efetuam a compra em um site que tenha um sistema de pagamento certificado e 45% realizam a compra em sites que não possuem reclamações em portais como o "Reclame Aqui" e em redes sociais.



 
Preço baixo é motivo de desconfiança

Foi analisado no levantamento também que 31% dos internautas desconfiam de grandes promoções e de preços muito baixos. Três em cada dez consumidores ainda realizam todos os passos da compra e os e-mails de confirmação, e outros 20% alegaram que sempre passam um antivírus no computador para que suas informações não sejam clonadas. "Ainda que já esteja bastante difundido entre os brasileiros, o comércio virtual ainda levanta muitas dúvidas entre os consumidores. Como funciona o pagamento, o sistema de entregas dos produtos, e quais os direitos e deveres das empresas são questionamentos comuns e que devem ser feitos constantemente", afirma José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz.




Entre os motivos citados para não correr riscos, 28% dos entrevistados garantem não comprar em sites/marcas desconhecidas por não conhecer a procedência do produto, enquanto 12% afirmaram que não o fazem por desconfiar de sua qualidade. Somente 3% dos consumidores virtuais disseram não tomar cuidados ao comprar pela internet.




 
54% dos entrevistados já compraram em sites desconhecidos
 
Apesar dos entrevistados afirmarem tomar cuidado, 54% já compraram produtos que não conheciam o site ou a marca, e o valor é considerado o principal motivador: 42% explicam a aquisição dizendo que o preço do produto era muito baixo; 8% justificam tratar-se de um produto muito diferente ou único; e 4% que não conhecem outro site que tenha produto semelhante. Os produtos mais comprados pela internet nas situações de risco são roupas (32%), eletroeletrônicos (20%), calçados (19%), acessórios (12%) e livros (11%).


 
 
Metodologia
 
Para a pesquisa, foram entrevistadas 676 pessoas nas 27 capitais brasileiras, de ambos os sexos, de todas as classes sociais, com idade igual ou superior a 18 anos e que já fizeram alguma compra pela internet. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e a confiança é de 95%.


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Com informações de Administradores
 

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