Ativar notificações
E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

A importância da gestão em saúde no combate ao coronavírus

18/05/2020 Por: Gabriela Carvalho

 Gestão em Saúde

Para entender a Gestão em Saúde, precisamos recordar dos sinônimos: Gestão e Administração. Que é o ato de governar pessoas e instituições. Quando falamos em saúde, a Gestão em Saúde, está diretamente relacionado à administração hospitalar ou de instituições de saúde, que envolvem questões logísticas, pessoais, políticas e insumos., visando diminuir os custos e aumentar a eficácia da instituição como um todo.


O papel da gestão dentro do setor da saúde é fazer com que todo o processo funcione de forma eficaz e completa, em diferentes vertentes e com novas aplicações.


Leia também: Saúde do trabalhador: a importância do Direito nas relações do trabalho


O Gestor precisa assegurar que todos os colaboradores sejam competentes e que os equipamentos estejam funcionando. Em destaque a atenção ao paciente, onde é necessário aplicar normas de humanização, sem deixar de lado a questão financeira da instituição. Em resumo, o Gestor da Saúde é o grande responsável para que toda a “engrenagem” de uma instituição da saúde funcione corretamente.

Gestão em Saúde vs Covid-19 (coronavírus)

Gestão em Saúde vs Coronavírus

O Covid-19 trouxe uma situação atípica para todo o país, com número de infectados aumentando exponencialmente a cada dia, os hospitais não conseguem atender a demanda da superlotação. As redes de atendimento à saúde não estavam preparadas para a pandemia do novo coronavírus, nem para sua alta letalidade em pessoas mais vulneráveis.

Toda iminência de crise, é uma situação em que as necessidades excederão os recursos existentes, exige dos gestores em saúde, uma reflexão sobre as vulnerabilidade que o sistema enfrenta, e as contingências que serão necessárias. Tudo isso deve ser feito num curto espaço de tempo, pois os doentes só vão aumentando a cada dia. Sem esquecer do reflexo futuro, onde estamos diante de uma situação de demanda sem precedentes, que ultrapassa os sistemas de saúde mundo afora, independente do grau de desenvolvimento econômico do país.


Neste momento, o Gestor em Saúde não precisa apenas pensar em estratégias para abertura de novos leitos, mas sim em criar condições de geração, distribuição e conhecimento em saúde, desenvolvendo a indústria para fornecimento de produtos e tecnologias e fortalecendo estrutura de apoio. É preciso recrutar profissionais e cuidas de todas as vertentes da instituição




Veja: O que é gestão de saúde e como está a área?



No combate ao coronavírus, é imprescindível que o profissional da área seja capaz de gerir também a sociedade. É preciso fortalecer os profissionais e garantir a segurança dos pacientes, além da prevenção de novas doença, visto que a saúde é um setor com imensa necessidade de gestão profissional. A gestão em Saúde tocada por profissionais capacitados e habilitados, contribuirá muito para a melhoria e evitará que problemas graves possam ainda mais acontecer. Uma gestão eficiente é interessante para todos: para a sociedade que receberá serviço público de qualidade, e para o governos, que economiza muito mais com o uso assertivo de recursos.

O gestor também possui a tarefa de repassar conhecimentos para os times de trabalho. A soma de experiências e informações sobre a condução do negócio deve refletir em conteúdo sobre formas de superação e relacionamento entre os profissionais. A crise do coronavírus está trazendo novos aprendizados, de forma que, após a pandemia, os profissionais vão sair mais preparados para um mundo acelerado em processo de transformação.

Os gestores também devem formar times com profissionais engajados e conscientes da importância de contribuir com todas as áreas e processos da organização.

Se você tem interesse em se especializar sobre esse tema, confira agora mesmo nossa Pós Graduação em Gestão de Saúde. Experimente Grátis o curso por 07 dias e veja como a UniDomBosco pode te ajudar a crescer profissionalmente.

Experimente Grátis Dom

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar