E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

A importância da Psicomotricidade no desenvolvimento infantil

20/01/2015 Por: Editorial Dom Bosco
O que é psicomotricidade?


Cada vez mais utilizada e defendida por educadores, psicólogos e médicos, a psicomotricidade é uma técnica que auxilia no desenvolvimento motor, afetivo e psicológico de crianças por meio de jogos e brincadeiras.


 
Esses profissionais defendem a importância do desenvolvimento psicomotor durante os cinco primeiros anos de vida, pois esse é o período mais importante para aquisições significativas a nível físico, emocional e intelectual.


 
A Psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo, segundo o portal da Associação Brasileira de Psicomotricidade.


 
As técnicas dessa ciência está baseada em uma relação de reeducação que pode ocorrer na área acadêmica ou terapêutica que são: brincar, engatinhar, caminhar, saltar. Através dessas atividades, a crianças desenvolve inteligência emocional, estruturação espacial, lateralidade e pré-escrita, além de se conscientizar sobre seu corpo e se relacionar com o mundo em que vive.


 
Entre outras habilidades que a criança pode desenvolver através das atividades em sala de aula estão a aprendizagem da leitura e da escrita que exige boa coordenação óculo-manual para acompanhar as linhas de uma página com os olhos ou os dedos, boa percepção auditiva para perceber os diferentes sons das letras e boa percepção visual para reconhecer as diferenças entre as consoantes.
 
 
 
 
O Psicomotricista
 
A função do psicomotricista é interagir com a criança e identificar suas dificuldades e potenciais para poder criar estratégias que contribuam para o seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico.


 
Ele deve avaliar, prevenir, cuidar da criança na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.


 
O Dom Bosco Interativo oferece o curso de pós-graduação em Psicomotricidade que ensina técnicas que favorecem os aspectos afetivo-emocional, sociocultural, física e mental da criança. O curso foi criado para educadores, pedagogos, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Conheça!
 

pós-graduação em psicomotricidade 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar