E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

A importância de Gerenciar um Projeto

14/11/2014 Por: Editorial Dom Bosco


Quando estamos começando um projeto ou negócio, muitas vezes nos sentimos perdidos, seja pela falta de planejamento, conhecimento e experiência. Além disso, se enganam aqueles que pensam que para resultados não é necessário planejamento. Neste artigo, explicamos o porquê.

Diferente de uma ação regular em uma empresa, um projeto se caracteriza por uma iniciativa de um produto ou serviço, seja em função do cliente, localização ou pessoas envolvidas em um conjunto de atividades temporárias realizadas em grupos.

Conforme explica Luiz Otavio Borges Duarte, mestre em Gestão de Projetos:

“A Gestão de Projetos pode ser entendida como um conjunto de práticas que, se realizadas de forma planejada, podem aumentar a chance de um empreendimento com início, meio e fim a alcançar seu objetivo com sucesso.”

Outra característica de um bom projeto é que ele deve ter um fim bem definido, ou seja, uma meta e um objetivo claro, que quando alcançado, caracteriza o final do projeto.

De forma prática, vamos supor que você está pensando em abrir um novo negócio, por exemplo, neste caso, um e-commerce (comércio eletrônico). Neste projeto, precisará desenvolver um plano de negócios, que conterão informações de seu projeto, sobre os produtos, como está a situação do mercado no momento, como: clientes, concorrentes, fornecedores, etc.

Deverá, então, traçar uma análise de Oportunidades e Ameaças, os pontos fortes e pontos fracos, a disponibilidade financeira, um plano de Marketing para divulgação do serviço ou produto, mostrando aos consumidores o diferencial na hora de escolher sua marca.

“A Gestão de Projetos é importante, pois permite que as empresas possam realizar seus empreendimentos de forma planejada, com qualidade e diminuindo assim o seu custo e evitando que o tempo de execução seja aumentado.”, resume Luiz.

Basicamente, uma gestão de projeto é justamente isso.

Mas lembre-se: um projeto nem sempre está ligado em um novo negócio ou empreendimento. Tudo que envolve algo que não é rotineiro, pode ser considerado um projeto, como a construção de um imóvel, a implantação de uma nova linha de produtos, o desenvolvimento de um software, escrever um livro, fazer uma viagem, abrir uma loja on-line e por aí vai.

“A dica é sempre baseada no planejamento, ou seja, caso queira empreender, por exemplo, no comércio eletrônico, além de conhecer bem o ramo em que se deseja atuar, contar com pessoal qualificado para trabalhar, deve-se planejar bem as etapas necessárias para se atingir seu objetivo final.”, complementa Luiz.

Por esse motivo, o profissional que quer se destacar no mercado precisa entender que a gestão de projetos não é apenas uma ferramenta complementar, mas um método eficiente para obtenção dos melhores resultados, afinal, toda inovação de sucesso, nasceu de um projeto bem elaborado. 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar