E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

A importância do ambiente de trabalho saudável

23/10/2014 Por: Editorial Dom Bosco

Ambiente de Trabalho Saudável

Um ambiente de trabalho agradável é de extrema importância para uma organização. Estudos indicam que funcionários felizes e saudáveis são mais produtivos, proativos e criativos.


Uma pesquisa efetuada pela Trabalhadores.com mostra que 52% dos funcionários buscam motivação no ambiente de trabalho, assim como a relação interpessoal entre colegas e líderes.


O dia a dia pode ser bem estressante, por isso, é necessário investir cada vez mais em salas mais dinâmicas e espaços para descompressão, que são espaços dentro de uma empresa onde as pessoas podem passar um tempo e relaxar, e assim retornarem ao trabalho revigoradas. Essa estratégia começou com empresas inovadoras como Google, Microsoft e Apple.


Mas essa não é uma modalidade muito distante. No Brasil, é ainda embrionário o conceito das "salas de descompressão". Funcionários de corporações como Citibank, SulAmérica e Infraero fazem contas do ganho de qualidade de vida. E as empresas, por sua vez, do ganho de produção proporcionado pelas salas, que variam de acordo com o clima organizacional, verificado basicamente por pesquisas junto aos próprios funcionários, afirma o Arquiteto e Urbanista, Vinicius Barbosa.


Segundo o especialista, esses ambientes devem ser montados com todo cuidado e atenção, pois a harmonia deve estar equilibrada para o descanso e relaxamento dos colaboradores. “Os benefícios dessa prática podem ser o desenvolvimento da criatividade no trabalho, melhora da comunicação interna, melhor capacidade de concentração assim como a produtividade, além de reequilíbrio emocional dos colaboradores que trabalham diretamente com clientes ou o estímulo da criatividade”, descreve.


Segundo Barbosa, o ambiente pode ser unicamente para o descanso, ou setorizados de acordo com a necessidade e o porte da empresa, oferecendo TV, sala de jogos, música ou café. Há ainda os mais incrementados, com poltronas de relaxamento e massagem - em alguns casos, os funcionários são treinados a desenvolver técnicas de relaxamento, respiração e automassagem. “Algumas companhias já solicitam aos arquitetos que projetem as salas de descompressão em conjunto com os consultórios especializados, que fazem pacotes de serviços de massagem terapêutica. Tudo em nome do bem-estar do funcionário,” completa o arquiteto.

Além do ambiente de trabalho diferenciado, algumas empresas propõem horários de trabalho flexível. Afinal, nas grandes metrópoles o trânsito está cada vez mais caótico e o horário diferenciado pode parecer uma solução para diminuir o stress diário do colaborador. O trabalho flexível pode, ainda, poupar recursos financeiros. Entretanto, a medida deve ser tomada com cautela e garantir que os prazos e metas sejam alcançados, por isso é necessário estratégia e planejamento.


Essas tendências comprovam que as organizações devem investir em ideias, soluções e inovações para manter seus grandes talentos. “Não importa se a empresa é grande ou pequena, o bem estar do colaborar e o ambiente de trabalho saudável é universal e de extrema importância para empresas modernas que buscam pelos melhores resultados”, conclui Vinicius.


Gostou das informações? Então conheça nossa pós-graduação a distância e saiba mais sobre como ser um líder inovador e empreendedor para sua empresa.


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar