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A importância do mobile marketing para as empresas

04/11/2015 Por: Vanessa Cagliari

A importância do mobile marketing para as empresas

Com o crescimento do número de smartphones no Brasil, o mobile tornou-se um canal de extrema relevância para as empresas e para os profissionais de marketing digital. O mercado mobile, nos últimos anos, vem apresentando expansão conforme aponta um levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) que revela que o número de smartphones em uso no Brasil passou o número de tablets e computadores: são 154 milhões contra 152 milhões. Além disso, no país, já foram registrados 306 milhões de dispositivos conectáveis à internet, índice que equivale a três aparelhos para cada dois habitantes.

 
 
Tais números revelam a necessidade de investir fortemente em campanhas de mobile marketing para atingir os potenciais consumidores que acessam a internet móvel com frequência. Conforme afirma Flávia Machado, especialista em marketing mobile e marketing digital, o mobile é tendência e tendência é diferente de onda ou moda. A tendência é o resultado de uma real mudança de comportamento. Ela começa de forma bem mais tímida do que a onda e a moda, e sua duração é grande e com impactos profundos.
 

 
Segundo ela, o celular tem dado acesso a novos pontos de contatos digitais para muitos consumidores, principalmente no Brasil onde muitas pessoas começaram a ter contato com a internet através deste dispositivo, pulando a etapa da web via computador. "O celular é a 4ª tela (a 1ª foi o cinema, a 2ª a TV e a 3ª o computador), e esta é a tela que está atingindo o "sonhado, até então utópico: One to One", dando mais espaço e encorajando ainda mais a conversa, uma via de mão dupla onde o cliente também se expressa, contribuindo e co-criando", explica a especialista.


 
 
O mobile é o único canal de comunicação que pode ser pessoal, mas massivo ao mesmo tempo, em grande escala, e as empresas que não estiverem presentes nesse canal ficarão para trás. "Muito já se falou que a jornada não é mais linear, e neste cenário o celular é muito importante porque é através dele que os consumidores interagem nos vários momentos dela. Um grande exemplo é visto nos novos comportamentos de webrooming e showrooming: dados de mercado indicam que 69% dos clientes pesquisam online enquanto estão na loja física e acabam comprando nesta loja e, 50% dos clientes pesquisam nas lojas físicas e acabam comprando online", ressalta Flávia.


 
 
Investimentos
 
Segundo Flávia, os investimentos de marketing já têm sua representação no budget voltados para mobile muito ainda focados em anúncios interativos dentro e fora dos aplicativos. Mas ainda há muita reclamação sobre a pouca conversão que eles trazem.

 
 
Por outro lado, em alguns setores, já há indícios de incremento de 30% nas vendas através de ativações de aplicativos com as ações de push. Vale lembrar também que nas análises de tráfego já são vistos alguns resultados médios de 30% provenientes deste canal, representando 15% das vendas, conta a especialista. "Além disso, ter um site responsivo em todas as ações é fundamental. Quando se fala em relacionamento através do canal mobile todos focam os apps, já que 86% do tempo de uso de um smartphone é dentro deles, mas antes de ter um aplicativo, é preciso desenvolver um site mobile", conclui Flávia.


 
 
Flávia Machado é especialista em Branding, Pesquisa, Planejamento de Mídia, Digital Marketing, Social Media, Mobile Marketing, Marketing Direto, CRM, Trade Marketing, Promoções, Eventos, Parcerias (Co-Brand), e Endo Marketing. Atuou nas empresas Marisa Lojas SA, Jacuzzi, Sagatiba, Sony Ericsson, Red Bull, em posições estratégicas em marketing em diversos segmentos como Telefonia, Bebidas, Varejo de Construção Civil, Varejo de Moda e Produtos e Serviços Financeiros. Acesse o perfil completo.
 
 
 

 


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