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A importância do SEO - Otimização de sites para buscadores

14/10/2014 Por: Vanessa Cagliari


O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca, principalmente como uma forte estratégia de Marketing Digital. A sigla vem do termo inglês: Search Engine Optimization, conhecido como otimização de sites para buscadores, em português. Essa ferramenta foca no correto desenvolvimento do site e na sua estrutura para obtenção do melhor ranking possível junto aos sites de busca.

 
Segundo a Forrester Research, empresa que realiza pesquisas de mercado, 8 em cada 10 internautas, iniciam suas pesquisas por sites de busca. Isso significa que um site bem resolvido sob aspecto de SEO vai garantir que o esforço da empresa em criar um site seja recompensado, na medida que suas informações serão encontradas através de pesquisas online.

 
Ser encontrado via pesquisas online tornou-se uma vantagem estratégica para as empresas, por atrair novos clientes que não conhecem a empresa, mas que demandam um fornecedor para lhes atender, afirma Cristiano Silveiro especialista em marketing digital e redes sociais da Silveiro.com.

 
Para o profissional, é vital para o sucesso online de qualquer operação ser encontrado em pesquisas e isso é atribuição do SEO, que maximiza o alcance do site junto à sua audiência. " Uma das principais funções de um site empresarial é captar novos clientes, sendo que estes, talvez nunca tenham escutado falar desta empresa. Mas que têm uma necessidade, uma demanda, que precisa ser atendida. Por isso as ações de SEO devem ser focadas e bem dimensionadas para atingir esse público quando o mesmo precisa da sua empresa, mas que ele ainda não sabe quem poderá lhe atender ", destaca Silveiro.

 
Ainda de acordo com a pesquisa feita pela Forrester Research, um internauta busca resultados até a terceira página de pesquisas, ou seja, verifica se encontrou sua necessidade nas primeiras 30 colocações. Logo, se um site está acima da 30ª colocação, as chances de captar novos clientes via pesquisas online são mínimas.

 
Em relação às estratégias para melhorar o posicionamento de um site em buscadores é fundamental unir a área de atuação da empresa com abrangência geográfica. " Erroneamente, as empresas se dão por satisfeitas quando são localizadas por seu nome. O passo fundamental é saber como está o ranking do seu site em termos relevantes, seu serviço oferecido, seus produtos e atuação local ", afirma Cristiano.

 
Além de SEO, é fundamental a produção de conteúdo, o chamado Content Marketing que é a constante publicação de conteúdos otimizados de interesse dos públicos da empresa, tudo isso, com a atuação de um profissional especializado. " Um recente estudo apontou que o algoritmo do Google leva em conta 200 fatores. É muita coisa para um usuário leigo ter a completa noção destes fatores ", conta Silveiro.

 
Para Cristiano, o SEO não é uma ação única, que é ajustado e otimizado, pois o site não ficará para sempre bem colocado. " A internet e seus concorrentes estão sempre inovando. Um site precisa ser constantemente 'alimentado' com novos conteúdos e novas informações ", conclui.
 
 
 

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