Para conseguir atingir as expectativas do seu público, o profissional de marketing tem a missão de compreender suas necessidades e, através dos perfis dos internautas nessas redes, é possível descobrir quais são seus gostos, hábitos e preferências.
Uma vez que isso esteja claro, as redes sociais se tornam ferramentas ainda mais valiosas, pois é possível divulgar conteúdo condizente aos interesses do consumidor. Um exemplo são as fan pages no Facebook, onde a empresa divulga novidades e descobre o que os seus consumidores desejam em relação aos serviços e produtos oferecidos por meio de comentários críticos e sugestivos.
Para Ana Mourão, Especialista Sênior de Marketing Digital na empresa 3M, a própria natureza das redes sociais permite uma conversa mais próxima entre empresas e consumidores, e isso traz várias novas oportunidades para profissionais de marketing.
Entretanto, para conquistar mais seguidores não basta divulgar conteúdo de qualidade. É importante investir em compra de mídia dentro destas redes sociais, como posts patrocinados. A vantagem deste tipo de mídia é a informação utilizada em perfis pessoais que são usadas para essa segmentação. Além disso, o anunciante pode pagar apenas por anúncios que receberam cliques dos internautas, afirma Ana.
Além dessas ações, o profissional de marketing pode realizar pesquisas, jogos, promoções e gerar bases de dados dos consumidores, de forma rápida e com boa relação custo-benefício. Jogos que permitem a coleta de dados sobre hábito de consumo do seu público-alvo. Enquanto eles se divertem, você aprende ainda mais sobre o que gostam. É importante medir o engajamento destes fãs com seu conteúdo presente nas redes sociais, aconselha Ana.
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