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Aprenda como ganhar confiança e credibilidade no mercado

28/08/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 Adquirir confiança e credibilidade no mercado é uma tarefa que exige tempo e dedicação
credibilidade no mercado

Ter credibilidade e confiança no mercado é tudo! E se você ainda não está atento se a sua atuação está oferecendo essa segurança às pessoas que o contactam, é importante começar a desenvolver uma auto-análise e dar atenção aos pontos que precisam melhorar. Acredite: mais do que ‘obrigação’, é uma estratégia defender sua credibilidade.



- Cure a ‘dor’ de seu cliente

Todas as atividades mercadológicas são constituídas com a finalidade de solucionar um problema. Entender que o seu cliente irá procurar seus serviços quando estiver com uma ‘dor’ para tratar, é a chave do que você deve destacar para que possa vender para ele.


Entender o que você ‘cura’ não apenas defende seu posicionamento, como também o ajuda a entender o melhor tipo de comunicação para atingir seu público. Por mais que você ofereça muitos serviços e produtos, é primordial definir seu  “carro-chefe”. Entenda que segmentar sua atividade no mercado não irá reduzir seu campo de atuação, mas o tornará um profissional mais focado e especialista no assunto. Não adianta dizer que “vende tudo” e no final, não solucionar nada!


Gerir uma empresa ou ir a uma entrevista de emprego munido desse conceito, o fará ter resultados muito mais positivos.    



- Não assalte seu cliente

Se você pensa que apenas criminosos assaltam a outros, você está enganado! Há inúmeras empresas e funcionários que ofertam seus serviços por valores superiores ao que realmente valem. Cobrar um preço que não é real, é o mesmo que assaltar, pois você tira de alguém algo que não lhe é devido.

Para que equívocos não ocorram em relação aos preços estabelecidos, é importante fazer pesquisas que determinem o seu produto perante à concorrência e perante o seu consumidor, pois ele mesmo deve entender o porquê de custar X e não Y. Defendendo de forma coerente o valor de seu produto/serviço, colocará credibilidade ao que você oferta.



- Não conte mentiras

Este está bastante assemelhado ao item anterior, no entanto, falar a verdade vai além de se estabelecer um preço justo. Ser honesto no mercado é falar para o seu cliente o que de fato você resolve, e não colocar coisas que não são verdadeiras em seu currículo ou portfólio.

Um ponto que coloca a honestidade de muitos à prova, é quando um erro ocorre. Se você é um funcionário ou empresário seja sempre sincero quando erros acontecerem. Assuma a culpa e nunca deixe de assumir que algo ruim ocorreu. É muito mais bonito que o seu cliente saiba por você, em vez de outros meios que falhas ocorreram.


- Concorrência justa

Entenda que você não está sozinho no mercado e que, assim como uma maratona, não respeitar normas é o mesmo que trapacear.

Respeitar a concorrência é não difamá-la ou ganhar por “puxar o tapete” de outra pessoa. Um belo exemplo de uma concorrência desrespeitosa, é quando produtos são vendidos abaixo da tabela de preços vigente no mercado. Agir assim não apenas tira sua credibilidade profissional, como forma muitos inimigos.



- Ofereça boas experiências

Quando um consumidor procura um local ou alguém para investir seus recursos, ele não deseja levar para casa apenas o que é vendido, ele quer comprar inúmeros outros benefícios que não estão explícitos, tais como: bom atendimento, acessibilidade, higiene, comprometimento, entre outros.

As experiências podem ser traduzidas como “sentimentos”, e fornecer boas sensações àqueles que você entra em contato, o colocará em uma posição privilegiada.



- Forneça suporte

O suporte está no pós-venda, e esse conceito defende que mesmo após comprar o que é vendido, o cliente “continua sendo cliente”. Então, esteja pronto a fornecer de forma correta e sem ruídos o melhor atendimento, seja para a solução de uma dúvida ou até mesmo um problema. Quando satisfeitos, os consumidores aprendem a confiar e dão a você a melhor publicidade que pode existir: o boca-boca.



- Forme alianças

Lembra do item em que você deve tratar de forma correta sua concorrência? Pois é!


Formar alianças com concorrentes interessantes pode lhe oferecer uma boa estratégia competitiva, além de provar ao mercado que você se garante. Unir forças não apenas abrange seus concorrentes, como engloba formar parcerias com seus fornecedores e colaboradores - criar uma rede de cooperação.


Credibilidade pode parecer algo simples, mas não é fácil, pois além de ter essa qualidade, é preciso mostrar ao mundo que você a tem. Principalmente em um mundo onde a maior parte das pessoas pensa apenas em lucro e não em contribuir com o bem, demonstrar essa característica é fundamental para o sucesso.



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