E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Aprenda como procurar um emprego

18/12/2017 Por: Editorial Dom Bosco
aprenda como procurar emprego


O desemprego no Brasil, segundo dados do IBGE, é uma realidade para 2,2 milhões de pessoas. Encontrar um trabalho pode ser uma etapa frustrante na vida de quem deseja se posicionar no mercado não só pela situação econômica do país, mas também pela forma como essas pessoas que precisam de um emprego, lidam com esse desafio. Então, se você quer encontrar ótimas oportunidades no mercado e melhorar sua situação, aprenda como procurar um emprego agora.


> A importância de ser sincero em seu currículo



Comportamento


As suas chances de encontrar um bom emprego, depende muito da forma como você encara esse desafio. Normalmente, quem está precisando de um trabalho costuma ir com tanta “sede ao pote”, que não pausa para refletir no peso de suas ações quando ‘não estão procurando’ trabalho; acreditam que seu comportamento só importa no momento da entrevista, o que é puro engano.


A forma de se portar no dia a dia, não só perante questões de trabalho, vai impactar no sucesso que a pessoa terá profissionalmente. Começar a encarar as coisas de forma positiva e procurar usar as habilidades que tem para ajudar outros sem esperar nada em troca, é uma forma de conhecer gente interessante.


Além de ser genuíno nas ações, saber lidar com respostas negativas, ou seja, como o temido “Não” é fundamental para não perder a coragem de continuar a tentar encontrar trabalho. Saber lidar com a rejeição, por mais complicado que possa parecer, pode trazer muito aprendizado.


Após receber ser descartado numa entrevista, é de grande ajuda tentar conversar de com o recrutador para pedir dicas de como você pode se sair melhor nas próximas tentativas. Fora isso, refletir nos pontos que podem ter de desqualificado e entender como podem ser melhorados pode mudar tudo.

Então, antes de sair distribuindo seu currículo pela internet ou pessoalmente, é importante analisar sua mente e interior, sendo uma boa pessoa para então, conseguir deixar claro que também é um bom profissional.



Entenda o seu perfil


Já ouviu a expressão “dar murro em ponta de faca”? Ao tentar encontrar um trabalho que não tem nada a ver com o seu perfil no momento, pode colocar em jogo o seu tempo e chance de enxergar oportunidades que seriam ótimas para você. Precisamos entender que há a diferença entre o ‘emprego que você precisa’ e o ‘emprego que você quer’.


Pode ser que para brilhar como ator na Broadway, antes seja preciso estrelar em peças menores e em locais não tão bacanas como esperávamos. Desde que essas condições não comprometam sua saúde física e mental, ter uma renda e uma rotina que o ajude a investir em seu sonho maior, faz parte da vida de toda estrela.


Então, entenda sua situação no momento e procure mirar nas opções que combinem com você e que o ajudarão a alcançar o emprego dos seus sonhos - caso ainda não seja esse, claro!



O que especialistas dizem


A maioria das pessoas não sabe buscar oportunidades profissionais de forma lógica e coordenada. Somente o currículo não é capaz de abrir portas, é necessário investir em networking. É o que afirma Steve Dalton, consultor de carreira e diretor adjunto da Fuqua School of Business da Duke University e autor do livro The 2-Hour Job Search (Procura por Emprego em 2 horas, tradução livre).

Para ele, a tecnologia facilitou o acesso aos anúncios de empregos, entretanto dificultou o trabalho dos recrutadores. Ao anunciar uma vaga de trabalho na internet, em instantes, milhares de currículos são recebidos e eles acabam dando preferência aos profissionais indicados por pessoas que já trabalham na empresa. Por conta disso, Steve elaborou um roteiro com 3 passos que devem ser seguidos para quem pretende encontrar emprego rapidamente.


Priorize


Primeiramente, faça uma lista com 40 potenciais empregadores de empresas que você sempre desejou trabalhar, empresas que são destaque na mídia e aquelas que estão anunciando oportunidades.  

Em seguida, marque as empresas que têm profissionais que você conheça e estão trabalhando lá. Use as redes sociais para tentar descobrir isso. E, por fim, pesquise se há vagas abertas anunciadas por todas as empresas que estão na sua lista.

Dessa maneira, você poderá organizar as empresas, de forma a deixar no topo da lista, aquelas para as quais você está mais motivado a trabalhar, que tenham pessoas conhecidos como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. Se uma das empresas concentrar estas 3 características, as suas chances de conseguir uma entrevista aumentam bastante.


Entre em contato


O segundo passo é procurar por pessoas conhecidas que estejam trabalhando para essas empresas, pois são essas pessoas que vão fornecer as suas referências para os recrutadores.


Envie mensagens curtas sem mencionar o seu interesse por uma vaga de emprego. Demonstre que tem interesse em saber mais sobre o mercado em que ela atua e proponha um encontro entre vocês para discutir o assunto.



Estar preparado


Assim que os recrutadores retornarem com uma resposta positiva, comece a pesquisar mais sobre a empresa. É fundamental dominar informações sobre a empresa para a conversa, pois isso vai aumentar as chances de você conseguir ser convocado para uma entrevista formal de emprego.

Quando estiver conversando com o recrutador, pergunte sobre sua carreira e qual foi o caminho para chegar aonde chegou. Após isso, expresse seu interesse em trabalhar lá e peça conselhos. É nesta hora que você poderá ser "brindado" com a possibilidade de uma indicação.


Fora estar ciente sobre a empresa e o estilo do recrutador, estar preparado de forma técnica, também é indispensável. Para isso, a Unidombosco tem a solução perfeita para que você consiga se especializar de forma rápida e por um preço justo. Experimente grátis nossos cursos de pós-graduação, MBAs e extensões!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar