E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Área da saúde apresenta oportunidades para profissionais de administração de empresas

28/09/2015 Por: Vanessa Cagliari
Área da saúde apresenta oportunidades para profissionais de administração de empresas

O setor de saúde é uma das áreas do mercado que mais devem gerar empregos no Brasil nos próximos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, o segmento já representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e já possui um faturamento anual de, aproximadamente, 70 bilhões de dólares e deve continuar a atrair mais investimentos. Além disso, ao longo dos últimos dez anos, os negócios na área cresceram mais de 10% ao ano, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).


 
Com a evolução de hospitais e clínicas, cada vez maiores e dominados pelas tecnologias, os cargos deixaram de ser restritos apenas a médicos e enfermeiros. Profissões como administradores, economistas, gestores e comunicadores são cada vez mais presentes nas empresas de saúde, o que abre novas oportunidades de carreira no mercado de trabalho.


 
De acordo com Juliana Pereira, assessora de carreiras da Catho, empresa de recrutamento, o atual momento do mercado pode ser favorável para quem pretende atuar na área de administração em saúde, visto que há carência de profissionais e especialistas com formação nesta área. "O profissional de gestão em saúde pode atuar em diversas esferas, dentre elas: hospitais públicos e privados, maternidades, clínicas e policlínicas, centros e unidades básicas de saúde, laboratórios de análises clínicas, empresas prestadoras de serviços em saúde, órgãos públicos de saneamento básico e ambiental, secretarias de saúde, consultórios e operadoras de planos de saúde", conta a especialista.


 
 
As instituições de saúde passaram a funcionar como empresas que necessitam de um bom trabalho de gestão com estratégias e planejamento que abrangem as áreas financeira, organizacional, seleção e recrutamento de pessoas, engenharia de equipamentos e comunicação. E para que isso tudo seja gerenciado de forma eficiente, é necessário investir em profissionais capacitados e qualificados. "O papel do gestor em saúde é muito importante para a administração de gastos, visto que ele gerencia recursos materiais nas instituições de saúde, além de gerenciar as atividades necessárias para garantir o suprimento das áreas ao menor custo possível e de maneira que a prestação dos serviços não sofra interferência no atendimento aos pacientes", explica Juliana.


 
 
Perfil do gestor em saúde

 
O gestor em saúde é responsável pelo planejamento, avaliação e controle de políticas de saúde, gerenciamento de serviços e processos de trabalho em unidades de saúde, assessoria em estudos de custo e viabilidade, bem como desenvolvimento de projetos relacionados à área, conforme explica Juliana Pereira. "Esse profissional atua também no tratamento estatístico de indicadores de saúde, acompanhamento da execução de serviços de terceiros, manutenção de infraestrutura e espaço físico, compra de equipamentos e gerenciamento de resíduos e orçamentos", destaca. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, o salário inicial médio do cargo de gestor em saúde é de R$ 8.434,00. Veja aqui.


 
Para quem deseja investir na carreira, é importante investir em um curso de especialização que oferece esses e outros conhecimentos. Além disso, é fundamental que o profissional da área de gestão em saúde tenha um perfil empreendedor, visto que ele deverá enxergar questões relacionadas à área como parte de um negócio, integrando políticas de saúde ao dia a dia das instituições visando o resultado final que é a melhoria de vida das pessoas, segundo Juliana que citou as principais habilidades e competências que o gestor em saúde deve dominar:



 
-Gestão de Pessoas: saber inspirar e incentivar pessoas a se comprometerem com o resultado, visando sempre à satisfação do cliente;

 
-Visão estratégica: precisa ter uma visão ampla do negócio. Buscar conhecimentos é primordial;

 
-Habilidades Analíticas: compreender o tempo em que se vive e entender as questões para analisá-las;

 
-Compromisso Social: este talvez seja o mais importante, trabalhar com foco na melhoria na qualidade vida das pessoas, além de criar, desenvolver e apoiar programas voltados à Saúde.


 
Quer se especializar em Gestão de Saúde? Então conheça o novo curso de pós-graduação online em Gestão em Saúde do Dom Interativo que capacita profissionais para atuar em empresas públicas e privadas nas áreas administrativa, organizacional e financeira. Experimente grátis, por 7 dias.
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar