E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

As 5 principais dúvidas sobre cursos de pós-graduação e MBA

31/01/2017 Por: Vanessa Cagliari

dúvidas sobre pós-graduação e MBA


Antes de começar um curso de especialização é muito comum surgir algumas dúvidas. Afinal, o curso exige investimento de tempo e dinheiro, e é preciso avaliá-lo com cuidado. Por isso, selecionamos algumas perguntas que podem te ajudar a entender melhor as diferenças entre modalidades e fazer sua escolha com mais tranquilidade.
 
 
1.Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Os cursos stricto sensu são aqueles destinados para quem quer dar aulas ou se envolver em pesquisas acadêmicas e englobam tanto os mestrados (que duram em média 3 anos), como os doutorados (que tem duração de 5 anos). Nas universidades públicas, os cursos stricto sensu são oferecidos gratuitamente a todos os selecionados.
 
 
Já os cursos lato sensu têm uma duração mais curta, de 1 ano e meio a 2 anos, e estão mais focados no aperfeiçoamento e especialização profissional. Em outras palavras, são cursos para aplicação prática dos conceitos, garantindo ao formado o título de especialista. Por ter uma carga horária menor, essa modalidade costuma ser mais buscada por pessoas que já trabalham, mas querem avançar nos conhecimentos da sua área. Os cursos online se tornaram muito populares por conta disso também.
 
 
 
 
2.Pós-graduação e especialização são a mesma coisa?
Não. Pós-graduação engloba os cursos de mestrado, doutorado e especialização.
 
 
 
3.Um curso de pós-graduação feito a distância tem a mesma validade de um presencial?
Sim. O diploma não faz indicação de que o curso foi feito a distância. Por enquanto, apenas os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) são autorizados pelo MEC para a modalidade à distância.
 
 
 
4.O que é MBA? Qualquer pessoa pode cursá-lo?
O MBA é um tipo de especialização lato sensu. No entanto, sua formação é direcionada a executivos ou profissionais com cerca de 3 a 5 anos de experiência profissional que queiram empreender ou atuar na carreira executiva. Portanto, as aulas têm foco nos aspectos estratégicos da vida empresarial e na gestão de negócios.
 
 
 
5.Um MBA é um curso de mestrado?
É importante lembrar que MBA não é mestrado. Não existe o “título de MBA” segundo a legislação brasileira. O nome MBA (Master Business Administration) é usado no Brasil como um nome de fantasia para cursos na área de gestão empresarial. Segundo o MEC, os cursos de MBA devem ser realizados como pós-graduação lato sensu, ou seja, especialização.

 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar