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As atitudes fundamentais para se tornar um líder valorizado no futuro

08/09/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Dicas de liderança

As constantes mudanças no mundo corporativo e no mercado de trabalho desafiam os líderes a adotarem novas posturas e estratégias de trabalho. Segundo um estudo realizado pela Brazilian Management Institute, que ouviu 100 executivos de empresas, motivar equipes é o principal desafio dos líderes no futuro, conforme afirmou 46% dos entrevistados.
 
 
No entanto, para 21% dos gestores, a mudança de postura dos líderes para se adaptar às constantes transformações no mercado é o segundo maior desafio. Investir em cursos de pós-graduação em liderança e empreendedorismo são alguns caminhos para adquirir essas e outras habilidades, além de investir em idiomas e se manter atualizado sobre oportunidades de negócios.
 
 
De acordo com a especialista em Coaching, Vivian Rio Stella, para um líder se manter valorizado e indispensável para uma empresa, ele precisa adotar algumas atitudes fundamentais de liderança, que são: liderar pelo resultado, rever o conceito de trabalho, otimizar o uso de tecnologias e desenvolver habilidades comunicativas. Conheça mais sobre cada uma:
 
 
Liderar pelo resultado -  Com as novas estratégias de liderança e formas de trabalhar, o líder deve basear a produtividade da equipe de acordo com a qualidade dos trabalhos. Segundo Vivian, dessa forma, ele pode gerenciar as metas de maneira mais estratégica, além de incentivar uma melhor comunicação entre os colaboradores, seja em reuniões, ou por meio de relatórios. Com essa atitude, o líder propicia uma gestão mais horizontal e otimiza o tempo.
 
 
Rever o conceito de trabalho - Medir o nível de produtividade de um profissional pela quantidade de horas trabalhadas na empresa é uma medida justa? Não seria melhor considerar questões, como entrega de resultados no prazo estabelecido e qualidade dos trabalhos? O líder do futuro precisa repensar o conceito de trabalho e flexibilizar as formas de trabalho, tudo para aumentar a motivação e o rendimento do colaborador, conta a Coaching.
 
 
Otimizar o uso de tecnologias - O mundo está em constante evolução, e os líderes do futuro precisam saber disso e se manterem atualizados sobre as inovações tecnológicas para otimizar o trabalho. Os líderes precisam estar mais próximos dos funcionários, principalmente quando a equipe não fica alocada no mesmo ambiente de trabalho. Para isso, já existem várias ferramentas que facilitam essa tarefas, como videoconferências, chats online e e-mails.
 
 
Desenvolver habilidades comunicativas - Para que todas as ações anteriores funcionem, o líder deve incentivar a comunicação e desenvolver habilidades relacionadas à ela. Para isso, o líder deve saber informar à equipe de forma objetiva, clara e concisa.
 
 
 
Para desenvolver mais habilidades de liderança e ser um líder valorizado no futuro, invista em cursos de pós-graduação online em Gestão Empreendedora de Empresas e Liderança e pós-graduação online em Gestão de Pessoas e Liderança. Experimente a metodologia das aulas, gratuitamente.
 
 
 
 

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