E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

As características comportamentais que rendem os melhores salários

07/04/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Os melhores salários

O perfil comportamental de um profissional tem ligação direta e significativa com o valor do seu salário. Pelo menos, essa é a conclusão de uma pesquisa produzida pela empresa de estudos de carreira, Truity Psychometrics feita com 25 mil profissionais nos Estados Unidos.

 
 
Para o estudo, foram definidos 16 perfis que levam quatro letras, seguindo as iniciais das palavras originais na língua inglesa: extroversão (E) ou introversão (I); sensação (S) ou intuição (N); pensamento (T) ou sentimento (F); julgamento (J) ou percepção (P) - de acordo com a preferência de cada um. Veja as definições de cada característica.


 
1.Extroversão: pessoa mais conectada ao mundo exterior;

2.Introversão: pessoa mais ligada em seu interior;

3.Sensação: tem a atenção mais voltada à informação que vem de fora;

4.Intuição: leva mais em consideração a interpretação subjetiva;

5.Pensamento: indivíduo com raciocínio mais lógico;

6.Sentimento: indivíduo para quem o aspecto humano prevalece;

7.Julgamento: pessoa mais categórica na tomada de decisões;

8.Percepção: pessoa que checa todas as opções antes de tomar uma decisão.


 
 
Com relação ao valor do salário, as pessoas com perfis com as combinações de letras ESTJ (extroversão/sensação/pensamento/julgamento) e ENTJ (extroversão/intuição/pensamento/julgamento) se destacam nos gráficos de remuneração, sendo que todas aquelas com qualidades de "pensamento" e "julgamento" (TJ) figuram no topo do gráfico de salário. Já os tipos que carregam "introversão" e "percepção" (IP) ficam na parte de baixo da escala de salário. No geral, o profissional que ganha mais é descrito como dominante, impulsionado e ambicioso. Em contrapartida, na outra ponta, dos profissionais que ganham abaixo da média salarial, estão as pessoas qualificadas como gentis, sensíveis e compassivas.


 
 
O estudou indicou ainda quais os caminhos de carreira mais comuns de acordo com os perfis comportamentais. Os perfis com a combinação de características ENTJ costumam administrar as maiores equipes. Em geral, as pessoas que apresentam características de "extroversão" (E) lideram os maiores times, bem como os de "pensamento" (T) e "julgamento" (J).


 
 
Já os profissionais com perfil ESFJ são os mais satisfeitos com seus trabalhos, seguidos por ESFP e ENFJ. Os ENTJ, que têm maior responsabilidade e boa remuneração, aparecem em quarto lugar no ranking em termos de satisfação profissional. De maneira geral, profissionais com "extroversão" (E), sensação (S), sentimento (F) e julgamento (J) são os mais realizados na carreiraClique aqui para ter acesso da pesquisa na íntegra.
 
 
 
Com informações de Robert Half
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar