E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

As carreiras mais promissoras do futuro

11/12/2014 Por: Vanessa Cagliari



Como saber quais serão as profissões mais promissoras em 2020? Um estudo desenvolvido pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração da USP (FIA), revelou que as profissões de Gerente de Eco-Relações, Chefe de Inovação Oficial e Gerente de Marketing e-Commerce serão as carreiras com maior potencial de impacto no futuro.


 
O resultado da pesquisa revelou que a busca por qualidade de vida, a ênfase da inovação e a preocupação com o meio ambiente serão fatores determinantes dessas carreiras nos próximos anos. Essas tendências atuarão de maneira interdependente, ou seja, a ação de uma pode ter efeito sobre as outras, afirma Daniel Estima de Carvalho, pesquisador, professor e consultor da FIA. "A iniciativa da pesquisa foi colocar as tendências de mercado em conjunto, a fim de levantar as perspectivas do universo corporativo no futuro, e para chegar ao resultados foram feitas entrevistas com gerentes, diretores e presidentes de grandes empresas", afirma o pesquisador.


 
Segundo a entrevista, para 38% dos entrevistados, a inovação será um fator cada vez mais determinante para a competitividade das empresas, colocando ênfase no desenvolvimento tecnológico, na educação continuada e no desenvolvimento de novos conhecimentos.


 
Já para 26%, a qualidade de vida será uma prioridade para as pessoas e isso demanda serviços que facilitem suas vidas. O crescimento da Internet, com maior acesso, mais pessoas fazendo compras e pesquisas pela rede devem alavancar os serviços de Internet. A empresa que desejar permanecer no mercado terá cada vez mais que desenvolver site e atendimento on-line de qualidade.


 
E para 18% dos entrevistados, profissionais que atuam em áreas ambientais serão mais valorizados, pois o conceito de sustentabilidade ganhará força. A busca por alternativas de baixo impacto ambiental, seja na fase de desenvolvimento, produção ou na fase de descarte será muito relevante.


 
Segundo Daniel, o profissional que pretende se destacar deve possuir um perfil inovador e empreendedor.  "Se destaca o profissional que enxerga a organização como uma maior amplitude, não se limita a apenas exercer sua função e traça estratégias para a empresa melhorar seus produtos e serviços", conclui Carvalho.


 
Veja as seguir as três profissões mais citadas no estudo:

 
Gerente de Eco-Relações- Profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.

 
Chief Innovation Officer (Chefe de Inovação Oficial) - Interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.

 
Gerente de Marketing e-Commerce - Gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar