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As habilidades que garantem uma promoção no trabalho

12/07/2016 Por: Vanessa Cagliari

As habilidades que garantem uma promoção no trabalho

Apesar de raras, as promoções continuam acontecendo para profissionais que revelam certas habilidades técnicas e comportamentais. Conforme afirma Lucas Nogueira, gerente sênior da Robert Half, o processo de ascensão profissional sofreu mudanças com a crise econômica, mas continua sendo possível ser promovido.


 
Segundo ele, até dois anos atrás, havia muitas posições em aberto e uma relativa facilidade para galgar posições. Hoje, com a escassez de recursos, as promoções ocorrem de forma mais criteriosa. "Mais do que nunca o executivo está sendo testado, e precisa realmente se provar para subir hierarquicamente", conta. Veja, a seguir, as habilidades que garantem uma promoção.


 
 
Investimento em habilidades técnicas
Investir em uma pós-graduação é ainda muito importante, porém garantir a qualidade das suas tarefas operacionais se tornou um fator decisivo na crise. Segundo Nogueira, as empresas precisam muito de profissionais com excelência técnica sendo essencial mostrar competências úteis para o dia a dia, como o domínio do inglês e das novas tecnologias.

 
 
Resultados mensuráveis
De acordo com Rodrigo Maranini, gerente da consultoria Talenses, quem não é produtivo não corre só o risco de não ser promovido, mas a sua permanência no emprego está sob ameaça. "As promoções têm sido cada vez menos políticas, como no passado, e cada vez mais técnicas, com base em números que comprovam a produtividade de cada um", explica Maranini.

 
 
Capacidade de liderança
Para Lucas Nogueira, quem deseja ocupar altas posições deve mostrar habilidade para gestão. Ou seja, mostrar-se capaz de ensinar, inspirar e unir os outros profissionais, mesmo sem ocupar um cargo de liderança.


 
Flexibilidade
Segundo Rodrigo, o acúmulo de trabalho imposto pela crise revela quem são as pessoas mais resilientes e flexíveis da equipe. Enquanto algumas pessoas fazem somente aquilo que "são pagas para fazer", outras estão dispostas a incorporar novas tarefas. "O segundo grupo tem mais chance de ganhar visibilidade na empresa e receber uma promoção hoje ou num futuro próximo", conta.
 
 
 
Se manter positivo
A boa gestão das emoções serve para se posicionar como um líder, e é essencial para manter o seu discurso positivo em meio ao desânimo causado pela crise. De acordo com Nogueira, quem tem potencial para ser promovido, apresenta um discurso otimista com foco no trabalho.
 
 

 


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