E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

As melhores estratégias para otimizar os estudos a distância

22/09/2015 Por: Vanessa Cagliari
As melhores estratégias para otimizar os estudos a distância

Quem faz pós-graduação busca aprimorar e renovar os seus conhecimentos, mas a rotina de trabalho intensa não permite dedicação diária, comprometendo o rendimento do curso. Apesar das aulas não serem 100% presenciais, os cursos de educação a distância ou EaD não são menos exigentes que os tradicionais. É necessário ter comprometimento, foco e empenho para conseguir bons resultados. Se você tem dificuldades em conciliar estudos com outras atividades diárias, veja a seguir, algumas dicas para otimizar seus estudos online.


 
1.Planejar o tempo
 
O curso online oferece a vantagem da flexibilidade de horários para assistir às aulas, mas isso não significa que você não vai precisar dedicar um tempo para os estudos. É necessário reservar algumas horas para rever os pontos principais de cada aula e, até mesmo, resolver algumas questões para fixar o conteúdo. A primeira tarefa é traçar metas para o seu dia, semana ou mês e, a partir destas, é possível esboçar o que deve ser feito hoje para que amanhã suas atividades sejam devidamente cumpridas.


 
2.Traçar um plano de estudos e mantê-lo
 
Sem um plano de estudos, fica difícil levar um curso a distância adiante, portanto faça-o antes de tudo, organizando uma agenda de leitura, resolução de exercícios e trabalhos. Esse plano de estudos pode ser diário, semanal, mensal, bimestral ou semestral. O mais importante é que ele esteja ajustado a sua disponibilidade e rotina. Faça sempre a revisão do plano e nunca o abandone.



 
3.Manter o ritmo

Não acumule longas horas sem realizar as leituras e exercícios propostos. Uma semana de defasagem de estudos já implica em um acúmulo muito grande.  Uma estratégia que ajuda a manter o ritmo de estudos são aplicativos como o Agenda do Estudante que ajuda a gerenciar todas as tarefas acadêmicas.


 
 
4.Explorar outras possibilidades
 
Procure explorar ao máximo todas as ferramentas de interação propiciadas pela instituição. Busque saber sobre o modelo pedagógico da instituição e seus métodos de aprendizagem aplicados, bem como as tecnologias utilizadas. Interaja com os professores que estão disponíveis para tirar todas as dúvidas. Além disso, uma ótima dica é buscar outras fontes de conhecimento: pesquise em bibliotecas digitais e também em acervos físicos. 



5.Ser proativo
 
É importante manter a proatividade para aproveitar os recursos disponibilizados no curso e para solicitar o apoio de professores sempre que for necessário. Uma alimentação saudável e uma boa noite de sono, por exemplo, são essenciais para que você possa manter sua rotina de estudos e trabalho sem ficar doente, sem falar que eles interferem diretamente na sua memória. O ideal é fazer pequenas refeições a cada três horas e dormir, no mínimo, oito horas por dia. 
 

Com informações de Guia do Estudante



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar