E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

As principais cidades do Brasil para empreendedores

03/03/2019 Por: Editorial Dom Bosco

 As principais cidades do Brasil para empreendedores
S
ão Paulo é o maior consumidor de vinhos nacionais do país
e para quem quer investir nesse setor, isso pode ser diferencial para montar negócios neste território. As vantagens que algumas regiões representam comparadas com outras no sentido de empreendimento, não envolve só a afinidade da região em relação aos produtos oferecidos, como também, em relação às facilidades que o mercado oferece para quem quer empreender. Confira neste post as principais cidades do Brasil para empreendedores.


Leia também: Setor de turismo está em alta - Saiba por que investir


Fatores para saber em qual cidade empreender

 As principais cidades do Brasil para empreendedores 2

Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras do Brasil, compartilhado pela Endeavor Brasil, os fatores de extrema importância no momento de escolher onde empreender em nosso país, são:
Ambiente regulatório;


A burocracia pode desmotivar muito empreendedor na hora de fazer negócio, já que sem toda a ‘papelada’ não é possível fazer nada - ao menos de forma legal. Devido às condições e normas locais, o tempo de processos, custo de impostos e complexidade tributária podem mudar de um lugar para outro, e é importante que os empresários entendam o sistema de onde planejam montar suas empresas para evitar dores de cabeça.


Infraestrutura;


Não ter boas condições locais pode impactar negativamente na desenvoltura de qualquer negócio. Sem esse item, decisões simples como receber produtos, enviar mercadorias e até fazer com que as pessoas possam chegar à empresa, podem ser dolorosas. Portanto, é sempre recomendado que a região escolhida tenha no mínimo bom transporte e condições urbanas, que permitam o bom fluxo entre pessoas, produtos e serviços.   


Mercado;


Investir em uma região sem perspectiva econômica ou que não tenha consumidores adequados ao produto ou serviço oferecido pela empresa, é pedir falência. Por isso, as condições políticas, econômicas e sociais da região escolhida para o empreendimento são elementos que afastam ou aproximam empreendedores.


Acesso Capital;


O acesso capital é referente à percepção das instituições financeiras com o tipo de negócio que será oferecido na região e propriamente ao poder de crédito que essas possuem caso a empresa necessite de auxílios ou parcerias para se estabelecer. Quanto mais favorável é a região nesta categoria, mais propícia ela se tornará para receber novos investimentos.


Inovação;


Algumas regiões acreditam/investem mais em inovação do que outras e isso está relacionado também às condições anteriores já citadas. Uma região que lida com problemas básicos como energia e saneamento básico, dificilmente estará disposta em despender fundos para sustentar ideias que não estejam alinhadas para a solução desse problema. Assim, avaliar a capacidade de inovação é indispensável àqueles que querem fundar seu próprios negócios.


Capital Humano;


A cidade que você escolheu para montar a empresa possui mão de obra qualificada para atender às necessidades que esse negócio irá apresentar? Se possui, é acessível? Esses são questionamentos que afastam empreendedores na hora de escolher qual região do Brasil empreender.


Cultura Empreendedora  

Qual a visão da região para com empreendimentos? Se a cidade escolhida não compreende a importância de receber novos empreendimentos, será difícil encontrar facilidades para fazer o negócio sobreviver. Este item entrelaça todos os anteriores e pode aproximar ou afastar empresas de determinados locais no Brasil.


Cidades do Brasil para empreender

Agora que você entende quais fatores devem ser considerados no check-list antes de decidir a cidade que irá sediar a empresa, vamos àquelas que receberam melhor avaliação para empreendimentos, de acordo com Índice de Cidades Empreendedoras. Confira:


#Primeira: São Paulo

Com índice de 8,49 em 2017, essa cidade se destaca pela infraestrutura e acesso capital dado aos empreendedores.


#Segunda: Florianópolis

Apresentando 8,17 no índice, ela se destaca, especialmente, pelo capital humano - mão de obra qualificada.


#Terceira: Vitória

Assim como Florianópolis, esta cidade obtém destaque pelo capital humano. Seu índice na publicação Endeavor ficou em 7,3.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar