E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Benefícios da Educação Bilíngue

08/07/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 Vantagens Educação Bilíngue


Artigo divulgado pela revista Educação, compartilhou dados do ABEBI (Associação Brasileira do Ensino Brasileiro), onde a estimativa é que dentre
48,6 milhões de alunos matriculados em escolas privadas, entre  3% e 4% - aproximadamente 2 milhões -, estejam matriculados em escolas bilíngues. A perspectiva é que esse número apenas continue a crescer. 


Mas, a dúvida que não quer calar: investir em Educação Bilíngue vale a pena? No meio de tantas informações, é de se esperar que mitos surjam. Por isso, para evitar confusões, vamos falar ‘só verdades’ sobre as escolas bilíngue


Continue a ler e descubra os benefícios da Educação Bilíngue. 



Leia também: Educação bilíngue: conceitos e práticas essenciais



Benefícios da Educação Bilíngue

Vantagens Educação Bilíngue

Entrar em contato com uma nova língua oferece infindáveis possibilidades; principalmente no que tange a vida no mercado, onde ter domínio sobre mais de uma língua, é obrigação. Além desse benefício óbvio, a Educação Bilíngue tem diversos outros benefícios. Conheça-os a seguir. 



Comunicação Expandida


Quem domina apenas a língua materna, sabe a insegurança e desconforto em conseguir se comunicar em um mundo globalizado. As oportunidades são cada vez mais limitadas para quem não tem afinidade com outros idiomas. 


Introduzir o quanto antes seus filhos numa escola que ofereça Educação Bilíngue, desenvolve pessoas mais comunicativas e seguras para entrarem em contato com nativos de outras regiões. 


Acesso a materiais de outras regiões


Quem nunca viveu a infeliz experiência de encontrar o artigo científico que tanto queria, mas descobriu que ele estava em outra língua e que não seria possível compreender? Saber novos idiomas possibilita o acesso a informações inéditas e exclusivas de outras regiões. 


As oportunidades no mercado para quem é bilíngue ou poliglota não acontecem apenas pela capacidade de comunicação com estrangeiros, mas também porque essa pessoa tem como enriquecer seu conhecimento com informações e tendências de outras culturas e regiões que ainda nem chegaram ao país. 


Facilidade em aprender outras línguas

 

Ao desenvolver afinidade com outros idiomas além do materno, fica claro a aquele que aprende, que estudar línguas não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Assim, não é raro encontrar pessoas que após evoluírem no inglês, por exemplo, continuam a estudar outros idiomas, como espanhol, francês, alemão… e tantas outras.


Desta forma, o ensino bilíngue forma pessoas mais apegadas a educação e dispostas a enfrentar novos desafios - como é o de aprender diferentes idiomas. Aprender línguas para essas pessoas deixa de ser uma simples expansão no currículo e passa a se tornar uma missão pessoal.   


Rendimento escolar 


Até mesmo pelos benefícios de acesso a outros materiais; possibilidade de conversar com mais pessoas; e a facilidade em lidar com desafios, o rendimento escolar de alunos de ensino bilíngue, melhora. 


Pesquisa desenvolvida pela NCSSFL - National Council Of State Supervisors for Languages  - concluiu que a Educação bilíngue facilita o aprendizado em disciplinas como Ciências, Matemática, Física, Sociologia, etc.). E obviamente, que quando o rendimento escolar melhora, novos frutos podem ser colhidos. 


Respeito ao diferente 


No Brasil, casos de xenofobia com estrangeiros crescem, mesmo esse sendo país reconhecido por sua hospitalidade. Dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos, afirmam que o crescimento de casos xenofóbicos cresceram 633% de 2014 a 2018. O principal motivo desse problema é a ignorância.


Uma das coisas mais bonitas dos alunos com acesso a um colégio de ensino bilíngue, é como aprendem na prática a respeitar o diferente, desenvolvendo empatia e tolerância com aqueles que não compartilham das mesmas formações que eles. 


Assim, dentre tantos benefícios do ensino bilíngue, está a contribuição para um mundo mais tolerante e unido. Quer contribuir com esse futuro? Se especialize nossa Pós-graduação em Práticas da Educação Bilíngue



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar