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Black Friday ganha novas regras para este ano

03/11/2015 Por: Vanessa Cagliari
Black Friday ganha novas regras para este ano

A Black Friday de 2015 será realizada no dia 27 de novembro e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico desenvolveu um selo que tem por objetivo oferecer maior credibilidade às lojas virtuais e proteger os consumidores. As empresas que pretendem adquirir o Selo Black Friday Legal 2015 precisam realizar cadastro no site da Câmara até o dia 12 de novembro. Ao preencher o formulário no site, as lojas se comprometem a promover ofertas reais e a participar de uma capacitação e de uma pesquisa promovidas pela instituição.


 
 
Segundo o secretário executivo da Câmara-e, Fernando Ricci, o selo identifica as lojas que aderiram ao Código de Ética do Consumidor, comprometendo-se com as boas práticas do comércio eletrônico. Durante o processo de seleção, a instituição verifica a situação cadastral da empresa na Receita Federal (Razão Social e CNPJ) e se os sites oferecem guias de contato para os clientes, entre outros itens.


 
O levantamento será desenvolvido em parceria com o Sebrae e vai analisar as empresas cadastradas antes e depois da Black Friday.De acordo com Ricci, também será avaliada a situação financeira da entidade. "Além disso, o que está sendo analisado, basicamente, é se os empreendimentos cumprem com o Código de Ética do Consumidor. Se sim, eles passam para a segunda fase, que é uma capacitação", explica.
 
 
 
O objetivo dos treinamentos é mostrar às micro, pequenas e médias empresas como se adequar à legislação brasileira do e-commerce. Em 2014, cerca de 450 empresas adquiriram o selo Black Friday Legal. De acordo com Ricci, a expectativa é de que, neste ano, o número dobre e, até o momento, cerca de 300 entidades já estão cadastradas. Os sites que tiverem seus domínios registrados na lista de páginas classificadas como pouco confiáveis do Procon não poderão se inscrever. E as empresas que aceitarem o código de ética do Black Friday 2015 e descumprirem as normas poderão ser suspensas da promoção no ano que vem.

 
 
 
Vendas devem crescer 15% na comparação com 2014
 
A Black Friday foi aderida ao calendário do varejo nacional em 2010. Conforme afirma a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e), em 2014, a sexta-feira movimentou R$ 1,16 bilhão no comércio eletrônico brasileiro. Fernando Ricci acredita que neste ano, a Black Friday deverá arrecadar 15% a mais do que a edição anterior.


 
Segundo estudo do site Zoom, que compara preços e produtos, que consultou a opinião de 20 mil pessoas sobre a expectativa com a data, o atual cenário da economia não afetou os ânimos dos consumidores, uma vez que 71% dos entrevistados pretende comprar na Black Friday deste ano se encontrar bons descontos. Já 28% disseram não ter dúvidas de que comprarão, e somente 1% não tem intuito de realizar alguma compra.


 
Outro fato importante da pesquisa é que, cada vez mais, a Black Friday ganha força no país, uma vez que 64% dos consumidores afirmam ter encontrado descontos significativos nos produtos que desejavam adquirir na edição anterior. Além disso, 40% das pessoas estão confiantes de que também encontrarão ótimas ofertas. Para as pessoas entrevistadas, a data tem uma relevância ainda maior no e-commerce, pois 85% acredita encontrar descontos melhores nas lojas online do que no varejo físico. Os produtos mais cobiçados são celulares (57%); televisões (43%); eletrodomésticos (33%); eletroportáteis (29%); e notebooks (27%).


 
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, em agosto deste ano, com 1.539 internautas, há interesse ainda por livros, jogos e passagens áreas. O levantamento apontou ainda que 82% dos consumidores que compraram na Black Friday de 2014 pretendem comprar na data neste ano.
 
 
Com informações de Jornal do Comércio
 
 

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