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Branding- Construção e fortalecimento de marcas

28/10/2014 Por: Vanessa Cagliari


A construção de uma marca vai além de criar novos logos e slogans. Para torná-la forte e conceituada, é necessário adotar estratégias de branding para que a imagem da marca perante ao público, seja positiva e respeitável.


 
O conceito de Branding pode ser definido como um conjunto de técnicas que fortalecem uma marca e tem como consequência a satisfação e identificação do seu público-alvo. Quando esta identificação se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido, afirma a especialista Sênior de Marketing Digital da empresa 3M, Ana Mourão.


 
De acordo com a profissional, através do trabalho de branding, empresas tentam se posicionar perante ao consumidor para que a decisão de compra não seja baseada apenas em preço. " Acredito que quando falamos de branding hoje, nos referimos a criação de uma conexão emocional entre o produto/serviço e seu consumidor ", conta Ana.


 
Para construir uma marca forte, primeiramente, o foco deve ser as necessidades do consumidor e não o produto ou tecnologia que a empresa deseja vender. " Ainda há muitas empresas que iniciam o lançamento de um produto ou serviço com uma visão de " dentro para fora " ou invés de " fora para dentro ". Se uma empresa decide que vai vender um produto e apenas depois começa a verificar como este produto se encaixa às necessidades de seu consumidor, o trabalho de construção de uma marca forte será bem mais difícil ", afirma Ana Mourão.

 
 
Em relação ao uso das redes sociais, a marca deve desenvolver conteúdos relevantes e específicos para cada plataforma, pois cada uma apresenta características diferenciadas. Entretanto, é imprescindível estar presente em cada uma delas, se mantendo presente na vida do consumidor, destaca Juliana Dujak, analista de Marketing da Nextel Comunicações. " Ao tentar chamar a atenção do público nesses segmentos, é importante lembrar que o seu conteúdo estará competindo com histórias interessantes e reais, como a família e os amigos do seu público, e por isso demandam atenção especial ", conta.


 
Ainda de acordo com Juliana, é importante que a empresa adote essas estratégias com a participação de um profissional especializado em marketing. " Assim como em qualquer disciplina, o mercado exige profissionais qualificados no assunto. Uma marca de sucesso deve transmitir confiança, deve ser transparente e coerente com os seus valores, deve ser sinônimo de qualidade e pioneirismo em seu mercado de atuação ", conclui.
 
 
 
 
 
 
 


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