E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Brasil ainda está entre os destinos mais atrativos para investimentos, segundo análise

10/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
Brasil ainda está entre os destinos mais atrativos para investimentos, segundo análise

Apesar da projeção de que a economia brasileira pode sofrer retração de quase 2% em 2015, o Brasil ainda permanece como um dos destinos mais atrativos para investimentos estrangeiros, revelou uma pesquisa conduzida pela KPMG, empresa de prestação de serviços profissionais. Intitulado de "Global High Growth Markets Outlook 2015", o estudo foi realizado com 300 executivos de multinacionais europeias, americanas e asiáticas e concluiu que o País fica atrás somente da China e da Índia.


 
Uma grande parcela desses investimentos são destinados para a área de turismo. De acordo com dados do Banco Central, os investimentos estrangeiros diretos no setor de turismo aumentaram em 76% nos últimos 6 anos, passando de US$ 119 milhões em 2008 para US$ 210 milhões em 2014.


 
Conforme afirmou Augusto Sales, sócio da área de estratégia da KPMG, o crescimento do consumo e o aumento da riqueza, da segurança jurídica e da população jovem criaram oportunidades para as organizações empresariais entrarem nesses mercados. "O que constatamos foi que ainda existe um alto nível de otimismo. Também pudemos perceber que os investimentos serão canalizados para as operações na China, Índia ou Brasil, em vez de ser utilizada para expandir por novos mercados", destaca Sales.


 
A KPMG aponta que fatores como crescente poder de compra, grandes populações e mercados consumidores promissores, os chamados mercados de alto crescimento (High Growth Markets ou HGM, em inglês) como o Brasil, atraem muitas empresas de bens de consumo. Os executivos entrevistados apontaram que os principais desafios para investir no Brasil são: Infraestrutura (69%), Proteção da propriedade intelectual (51%), Regulação/Lei (50%), Corrupção (35%) e Papel do governo (35%).


 
A análise revelou ainda que a adoção de reformas econômicas será um dos fatores determinantes para investimentos futuros, visando elevar a produtividade. A pesquisa lembra, também, que muitos desses mercados emergentes estão enfrentando dificuldade para contrabalançar um crescimento mais lento e mais demandas por gastos vindas da nova classe média.


 
No mundo, entre os segmentos da economia mais otimistas com os mercados de alto crescimento está o de Energia, em que 68% dos executivos acreditam que esses países responderão por mais de 30% das receitas de suas empresas em 2015. Em seguida, aparecem Serviços Financeiros (67%) e Infraestrutura (56%). Dos entrevistados, 76% afirmaram que as receitas devem ser maiores do que a média dos últimos três anos, enquanto 91% apontam que as perspectivas gerais para os HGM são promissoras. Acesse a pesquisa.


 
 
Negócios com Estados Unidos, China e França

 
O Ministério do Turismo (MTur) articula, com outros países, negociações para atrair mais recursos na área de infraestrutura turística. Com o objetivo de atrair investidores para a construção de hotéis e outros empreendimentos turísticos, representantes do Ministério participaram de seminários nos Estados Unidos, na Rússia e na Alemanha.


 
Um das consequências dessas negociações é a vinda de uma grande rede de hotéis dos Estados Unidos, que este ano deverá iniciar suas atividades no Brasil. Outro país que também participa de negócios com o MTur é a China, uma vez que, o coordenador-geral de Investimento do Ministério, Rodrigo Marques, esteve no país a convite do governo chinês para conhecer o setor de turismo e as potencialidades de negócios entre Brasil e China. Além disso, uma grande rede de hotéis da França pretende abrir, até o ano de 2018, mais 155 unidades hoteleiras no Brasil, índice que corresponde um aumento de 75% na quantidade de quartos já ofertados pela rede.


 
Invista no setor de turismo. Conheça o curso de MBA online em Gestão de Turismo e Hospitalidade do Dom Interativo que oferece conhecimentos requisitados pelo mercado de trabalho como planejamento estratégico, inovação, operações em turismo e hospitalidade, entre outros. Assista às videoaulas, gratuitamente, durante 7 dias.
 



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar