E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Business English: A importância do inglês para a carreira profissional

26/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
Business English: A importância do inglês para a carreira profissional

No universo corporativo, dominar um segundo idioma já é visto como um requisito básico e não mais como um diferencial no currículo. A língua inglesa é a principal utilizada para a comunicação internacional em ambientes corporativos. Por meio desse idioma, pessoas de diversas nacionalidades podem trocar experiências, realizar negociações e conhecer a cultura de outras nações.


 
Em relação ao mercado de trabalho, ser proficiente em inglês abre portas para oportunidades de emprego com melhores salários, além de aumentar suas chances de crescimento e sucesso profissional, conforme explicam Maíra Marins da Silva e Robson Paes Pina Fernandes, professores de inglês da escola InC Inglês Corporativo.


 
De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela Illuminas (consultoria de pesquisa de marketing), 79% das empresas que investiram em capacitação em língua inglesa perceberam aumento nas vendas e na satisfação dos seus clientes. "Além disso, ao estudar uma língua estrangeira, o aprendiz reflete sobre aspectos de sua língua materna, o que aperfeiçoa sua comunicação em ambos os idiomas. No mais, pesquisas apontam que empresas que buscam capacitar seus colaboradores em língua inglesa verificam melhora na produtividade dos mesmos. O que é esperado, uma vez que esses se sentem gratos e valorizados em seu ambiente de trabalho", destacam os especialistas.



Técnicas para aprimorar a compreensão e a pronúncia do idioma


De acordo com Robson e Maíra, para desenvolver as habilidades de fala e escuta, deve-se buscar criar oportunidades de contato com a língua inglesa. Quanto mais vídeos, reportagens, filmes e séries assistidos, músicas ouvidas e conversas ministradas em inglês, maior a possibilidade de alcançar uma melhor pronúncia no idioma. "Ao se deparar com uma nova palavra, pesquise seu significado e pronúncia em um bom dicionário. Esse é um exercício interessante para sua memória. E, no mais, por vezes podemos deduzir erradamente a pronúncia de um termo. Não se esqueça de incluir o novo vocabulário adquirido em suas futuras produções orais ou escritas", explicam.


 
Consultar conteúdos autênticos em língua inglesa também é fundamental, como por exemplo, assistir a um documentário ou palestra em inglês sem legenda, pois dessa forma, é possível aprimorar a compreensão do idioma por meio de conexões indiretas. "Pode ser que você não consiga compreender o significado de todas as palavras enunciadas em uma primeira escuta, contudo, será capaz de depreender o assunto abordado pelo contexto. Um aprendiz interessado faria uma segunda escuta atentando para os novos termos e estruturas a serem aprendidos. Buscando compreendê-los em gramáticas, dicionários, fazendo exercícios, perguntado a profissionais qualificados ou, até mesmo, comparando com outros textos, ou materiais, em que os mesmos apareçam", aconselham os professores.


 
 
Livros e aplicativos podem ser consultados para o estudo
 
Existem muitas gramáticas disponíveis no mercado. Maíra e Robson destacam a "English Grammar in Use" do autor Raymond Murphy da editora Cambridge University Press. Além disso, podem ser consultados os dicionários "Collins Cobuild Dictionary" e o "Merriam Webster". "A Oxford e a Cambridge também possuem excelentes dicionários para business e para consulta em geral. Para alguns desses dicionários existe a versão online ou em aplicativo".


 
A editora Macmillan possui um livro bastante interessante chamado "Essencial Business Vocabulary Builder" de Paul Emmerson. "Esse livro apresenta explicações interessantes e exercícios relacionados a temas do universo corporativo", ressaltam. Um aplicativo que pode ser consultado é o TED, que oferece diversas palestras ministradas no idioma por profissionais reconhecidos e qualificados em suas áreas. Há ainda o aplicativo "Speak English" do APPJUNGS. Por ele, o usuário tem acesso a estruturas utilizadas em diversos contextos de interação, podendo ouvir um falante nativo e gravar sua própria fala buscando reproduzir a pronúncia adequada.


 
 
Os principais jargões utilizados no mercado internacional
 
Apesar da comunicação no mercado internacional contar com uma vasta gama de termos, os professores destacam os principais:

 
-Commodity (produto - geralmente matéria prima);

-Demand (demanda);

-Dumping (ação ou expediente de pôr à venda produtos a um preço inferior ao do mercado);

-Exports (exportação);

-Free Trade (livre mercado);

-Goods (mercadorias - produtos manufaturados);

-Imports (importação);

-Subsidy (subsídio);

-Supply (suprimento);

-Tariff (tarifa);

-Trade Barriers (barreiras comerciais).


 
 
Os termos em inglês usados em uma reunião ou em uma conference call
 
Para uma reunião ou conferência, é necessário manter o nível de formalidade. Os verbos modais mais usados com frequência são: "could", "would", "may", "might" e "shall", conforme afirmam os professores. Termos como "please", "welcome" e "thank you" são fundamentais para manter a cordialidade. "Opte sempre pelo uso de formas completas, pois abreviações como "thanks", "I'd like" e "don't" diminuem o grau de formalidade do discurso", destacam. Além disso, ter domínio de alguns termos específicos pode ajudar bastante. Veja alguns exemplos:


 
-"Participants" são todos aqueles que participam da reunião ou conferência, sendo "chairperson" a pessoa responsável por liderar ou presidir o encontro;


 
-A pauta da reunião, seu programa escrito, é chamado "agenda". Conforme o evento é conduzido, um dos participantes, ou um secretário, fica responsável por redigir a "minute" que é um documento contendo o que foi debatido;

 
-Pode ocorrer de serem feitas sugestões que, para serem aprovadas necessitem de votação, a essas damos o nome de "motions";


 
-Caso algum dos participantes esteja "absent", isso é, tenha faltado, pode acontecer de outro votar por ele. A isso chamamos "proxy vote";


 
-Quando a quantidade de votos a favor e contra for igual, o líder da reunião pode decidir por meio de um "casting vote" (voto decisório);


 
-Uma "unanimous decision" (decisão unânime) configura "consensus", que é quando todos concordam em um aspecto;


 
-Por vezes é estabelecido um "deadline" (prazo final) para a realização de alguma tarefa decida em reunião;


 
-Afim de indicar os momentos da reunião, os verbos "commence", "adjourn" e "reconvene" são usados. Cada um significa respectivamente: começar, pausar ou interromper e reagrupar ou retornar.


 
 
Maíra Marins da Silva e Robson Paes Pina Fernandes são professores de inglês graduados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com certificação internacional pela Cambridge para ensino de língua inglesa.  Possuem vasta experiência em cursos de idiomas, escolas bilíngues e técnicas, além de ensino em empresas e tradução de textos. Sócios na empresa InC Inglês Corporativo, atuam no mercado do Rio de Janeiro com cursos in company, capacitando colaboradores de diversas áreas em língua inglesa, e serviços como versão de materiais em inglês, tradução e revisão de textos.
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar