E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Café e Trabalho: uma combinação perfeita

24/05/2019 Por: Vinicius Chiose
 Café

 

“O alarme toca, você olha para o lado, pega o celular e observa que são 06 horas da manhã, em uma quinta-feira nublada, tão perto do final de semana, e uma vontade de cochilar mais alguns minutinhos, porém, sabe que poderá se atrasar. Por esta razão se levanta, lava o rosto, chega na cozinha e eis que em menos de 05 minutos algo mágico acontece...o aroma em sua casa já está diferente, a sensação de desânimo começa a desaparecer. Então, você pega sua caneca e toma um líquido preto, talvez uma bebida dos deuses e, PUFF, o seu dia foi transformado e você está pronto para lidar com qualquer desafio no seu dia de trabalho.”



Pode até parecer cena de filme ou de novela, mas é algo muito comum em nosso cotidiano. Essa bebida, uma paixão entre nós brasileiros (ou podemos já considerar um caso de amor?!), tem o poder de mudar nosso humor e disposição, sendo uma grande aliada contra procrastinação e maior produtividade em nossas atividades cotidianas. Por essa razão, hoje, 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café.


Para homenagear esse item tão importante para nós, Coffee Lovers, resolvemos demonstrar neste artigo que café e trabalho é sim uma combinação perfeita. Não faça uma leitura dinâmica e nem feche a página, leia o conteúdo para compreender os benefícios do café no seu dia-a-dia e também como pode ser impactante em seu ambiente de trabalho.




Leia também: Inteligência Emocional é essencial para o novo profissional




O Dia Nacional do Café
café e trabalho

Você já pode ter visto em algum lugar na internet que já foi comemorado o dia do café, e isso está correto. No dia 14 de abril, comemora-se o dia mundial do café, como uma forma de homenagear essa bebida tão adorada em  todo mundo; contudo, nós também comemoramos aqui no Brasil, desde o dia 24 de maio de 2005, o Dia Nacional do Café.


O café além de ser uma das bebidas preferidas de nossa população (de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos), também possui grande importância histórica, afinal ele relembra o início das grandes plantações que ocorreram no país, sendo o grande pilar para o desenvolvimento de nossa economia por décadas.  




Benefícios do café em números



Seja um carioca, expresso, americano ou até um cappuccino, tomar um café é uma arte que deve ser apreciada, seu simples aroma é capaz de encantar os ambientes onde está sendo preparado.


Para que possa compreender em números o poder desta bebida, separamos alguns dados para você, leitor:

De acordo com uma pesquisa realizada pela Jacobs Douwe Egberts (JDE) - detentora da marca Pilão e L’OR, em parceria com Aocubo Pesquisa, comprova que o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás apenas da água, sendo consumida, em média, entre 3 a 4 xícaras por dia.
Tomando café

E, felizmente, essa quantidade diária é uma combinação perfeita,  já que nessa mesma pesquisa, podemos observar que a cafeína é um agente modulador em vários tipos de atividades físicas, promovendo assim, grande efeito no organismo das pessoas que consomem essa quantidade por dia.


Para impactar ainda mais, em 2017, a ABIC também constatou que um brasileiro toma em média 84 litros de café no ano. Conforme relatamos acima, se consumido moderadamente, o café ajudará a potencializar a qualidade no trabalho, proporcionando ao colaborador muito mais disposição, foco e atenção.

Somente esses dados já fazem que a presença do café seja fundamental nas empresas, mas não paramos por aqui.


Uma pesquisa feita pela empresa de estatísticas, Harris Poll, entrevistou aproximadamente 900 executivos e 89% dos entrevistados afirmam que o café pode sim deixar o ambiente do escritório muito melhor. Sem contar que 85% dos participantes confirmam que marcar um encontro para tomar um cafézinho é uma grande oportunidade para se aproximar dos colegas de trabalho.





Dica de leitura: Tipos de colegas de trabalho que podem ser prejudiciais




Outro estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, confirma que pausas para tomar café no trabalho aumentam a produtividade dos funcionários, graças aos benefícios citados acima.



Está mais do que claro que beber essa bebida, moderadamente, é importante para aumentar a produtividade e proporcionar maior interação entre equipes e colegas de trabalho, possibilitando uma melhor entrega dos resultados e, consequentemente, proporcionando mais lucros para a companhia.


Não importa se será em casa ou na empresa, mas, se houver um cafézinho para tomar, o seu dia ficará melhor. Exatamente por todos esses motivos que hoje comemoramos o Dia Nacional do Café.



Não faça guerras. Faça café.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar