E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Cometi um erro grave no trabalho. O que fazer?

29/08/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 Todos estamos sujeitos a cometer erros no trabalho. Saiba o que fazer
erros no trabalho

Todos os seres humanos estão sujeitos a errar, e o motivo é simples: ninguém é perfeito. No entanto, cometer erros envolve consequências, algumas sendo de alta influência, outras nem tanto. Antes de pensar sobre o que fazer com um erro no trabalho, é importante estar atento e evitar que aconteçam. Mas, se você já está ciente que o deslize ocorreu, preste atenção em algumas dicas que separamos para você lidar caso tenha cometido um erro e como solucionar qualquer problema gerado.



Admita

Não há como lidar com algo que você não assume. Entenda: fugir do problema não fará com que ele deixe de existir.


Quando se der conta de que cometeu um erro grave no trabalho, entre em contato com o seu superior e assuma a culpa. Uma dica importante para lidar com classe neste momento delicado, é não ficar tentando justificar o ocorrido incluindo outros na histório, com a finalidade de reduzir sua responsabilidade. Aprenda a dizer: eu errei!


Admitir um erro não significa ficar lembrando toda hora a empresa que ele aconteceu, então, caso você já tenha assumido não é preciso ficar falando toda hora sobre isso, senão, seus colegas apenas ficarão cientes de seus defeitos e não qualidades.


Entenda as consequências

Nem sempre o passo mais aconselhado é procurar seu gestor/superior para resolver o problema. Pode ser que apenas você, juntamente com seus colegas tenham a possibilidade de solucionar a falha, sem causar alardes desnecessários.

Então, entenda ‘o que’ e ‘a quem’ este tropeço irá afetar e, contate às pessoas certas.


Encontre a solução

Falhas são acompanhadas de análises e das possibilidades em corrigi-las. Então, antes de levar o problema, entregue também a solução - caso seja possível.

Não chegar de “mãos vazias” ao lidar com assuntos sérios, demonstra a sua equipe que você realmente se importa, não fez por mal e que nem tudo está perdido. Por exemplo: caso tenha se esquecido de agendar uma reunião importante, não apenas diga que esqueceu sem antes verificar a possibilidade de reagendar o evento e, informe os seus superiores de que você esqueceu mas que conseguiu reprogramar.


Esteja pronto para as consequências

As consequências de um erro no trabalho podem variar conforme a situação e perfil da empresa. Mas, esteja pronto para lidar com os resultados, mesmo que sejam negativos. Se a sua atitude pode representar uma demissão, esteja pronto para tal!


Como não há a possibilidade de voltar no tempo, é importante pensar em suas ações do presente e futuro. Caso você tenha cometido um erro e o seu chefe o demita, não tente ficar se desculpando ou implorando misericórdia, lembre-se de que ainda há um mercado fora da sua empresa e começar a agir de forma antiética pode prejudicar seus próximos empregos.


> Não cometa esses erros no trabalho


Aprenda com seus erros

Essa dica é bastante clichê, no entanto, poucos a aplicam. Quando errar, procure entender o motivo e em como evitar que o mesmo ocorra nas próximas vezes. Aprender com seus erros no trabalho o tornará um profissional mais competente e experiente para lidar com outras situações.

Embora seja importante analisar seus equívocos, é importante não ficar preso a eles, pois esta “neura” o deixará inseguro em seus próximos atos e poderá aumentar as possibilidades de que mais problemas surjam.


Nenhum ser humano é perfeito e, todos estão sujeitos a cometer deslizes, principalmente no trabalho, onde nos apegamos a muitas atividades automáticas e precisamos lidar com pressões. Quando estiver trabalhando procure estar atento ao que está fazendo e não fique tenso, mas tente criar um ambiente agradável para que você consiga desenvolver suas atividades da forma mais tranquila possível.



Como ainda não inventaram a máquina do tempo, quando precisar lidar com erros graves cometidos no trabalho procure aplicar essas dicas. Não fique desanimado ou duvidando de sua capacidade se este tipo de situação surgir em sua vida profissional, mas erga a cabeça e se esforce em sempre fazer o que é certo, mesmo quando precisar lidar com o errado.

pos online gratis

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar