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Como aprender a administrar o tempo?

01/02/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 gerenciamento do tempo


Você já se questionou sobre como está usando o dia, semana, mês e ano? Se sim, talvez você não seja diferente das milhares de pessoas que se perguntam como poderiam aproveitar melhor o tempo. Apesar de 24 horas não parecerem suficientes para tudo o que desejamos e precisamos fazer, com algumas mudanças de hábito, é possível fazer o seu dia render.


Usar bem o tempo no trabalho e nas atividades pessoais, é muito importante para a saúde mental, física e também para obter ótimos resultados em qualquer tipo de atividade. Se você quer colocar a cabeça no travesseiro e dormir com a sensação de dia cumprido, não deixe de começar o seu dia antes de ver as sugestões que separamos para você aprender a como administrar o tempo.



Pense nas atividades


Assim que levantar da cama, comece a mentalizar todas as atividades que você terá no dia e anote. Após isso, passe a classificar o que é mais urgente ou o que não é tão importante e lembre-se: “Não deixe para ‘hoje’ o que você pode fazer amanhã.”


Tem gente que quer resolver todas as atividades de um mês em um dia e o resultado é fazer coisas que poderiam ter esperado no lugar daquelas que deveriam ter sido feitas. Entender as atividades do dia e a urgência de cada uma, vai te livrar de deixar coisas pendentes ou inacabadas.


Quanto mais adiantada for a sua agenda, maior será o prazo para realizar as atividades e melhor será a qualidade final, porque ‘tempo e qualidade’ funcionam de forma paralela. Se você quer ter mais organização ainda, pensar em como será o seu mês e o que será preciso acontecer nos próximos 30 dias, é muito conveniente. Mas, não se esqueça de fazer remanejamentos quando novos compromissos surgirem no decorrer do mês.    



Distribua as horas


Você classificou as atividades do dia e viu que muitas delas (senão a maioria), são urgentes e precisam ser resolvidas naquele dia. Neste caso, será preciso considerar também as horas que cada uma dessas exige. Saber estipular um tempo limite para que seja possível realizar todas, certamente pode ajudar quem está com a agenda bastante espremida.


Mas, não seja inocente e esqueça ao fazer o cálculo que nem todas as atividades dependem de você. A prioridade deve sempre estar nas atividades mais urgentes e que exigem mais tempo, porém, tentar tirar  em primeiro lugar da lista (sempre que possível) as coisas que dependem de outros, pode reduzir o estresse - ao final de contas, nem todo mundo tem o mesmo time.


Se as horas de cada atividade foram definidas, procure seguir “a risca” cada uma delas. De nada adianta estabelecer os minutos para realizar cada coisa, se esses não forem respeitados. Não esqueça que o cumprimento de todos os objetivos daquele dia, dependem que o tempo de cada um seja seguido.  



Não deixe para última hora


Não é inteligente colocar coisas que podem esperar no lugar de coisas urgentes; mas, não significa que você pode deixar para fazer as coisas um dia antes do prazo final. Agir assim, apenas compromete a sua saúde e rendimento.


A procrastinação é um comportamento muito presente nas pessoas perfeccionistas, pois, costumam acreditar que precisam estar 100% prontas para começar algo. A verdade, é que quanto mais antecedência houver, mais qualidade você terá na conclusão, considerando que será mais fácil encontrar e lidar com erros ou, conseguir propor e executar ideias inovadoras.


Desde que adiantar as atividades não comprometa a realização de outras que sejam mais urgentes, não deixe para começar algo com pouco tempo para realizar; não deixe de pensar que a lei de Murphy existe e, tudo pode acontecer. Não restrinja o seu prazo deixando as coisas para a última hora.



Peça ajuda
É natural acreditar que podemos realizar tudo o que precisamos, mas isso nem sempre é possível e contar com a ajuda de outros é indispensável. Saber delegar funções e distribuir atividades no trabalho ou dentro de casa, pode modificar significativamente o rendimento do dia.


No ambiente de trabalho, mesmo que estejamos inseridos numa equipe, é normal ficar desconfortável de pedir a ajuda de outros colegas e admitir que não somos capazes de realizar tudo o que nos foi delegado. Mas, entenda que isso não é fraqueza e sim, maturidade. Dentro de casa, a história é a mesma!


Querer abraçar o mundo compromete a forma como realizamos as funções, porque para conseguir cumprir tudo, acabamos não conseguindo dar o nosso melhor devido ao curto tempo. Então, nada de ter orgulho, saiba reconhecer quando é necessário solicitar a intervenção de outros.



Ambiente organizado
Todo mundo gosta de trabalhar em um lugar limpo, onde há espaço e as coisas estão fáceis de serem vistas e encontradas. Parece receita básica, mas manter a sua casa e ambiente de trabalho em ordem, impacta em como você administra o seu tempo.


Não ter uma escrivaninha organizada para trabalhar, não só gera desconforto, como exige que você perca tempo procurando coisas e, ambos problemas afetam sua produtividade. Aprenda a colocar tudo no devido lugar e deixar fácil aquilo que você mais usa.


A melhor dica para evitar a bagunça, é voltar tudo para o seu devido lugar após utilizar. Optar por utensílios de organização, como porta-trecos e caixas organizadoras, dão outra aparência ao ambiente e ainda ajudam você não gastar horas procurando aquele arquivo importante ou as chaves de casa.



Administre o tempo estrategicamente


Aprender a administrar o tempo muda quem você é e abre novas oportunidades em sua vida. Ao entender como as horas são importantes, até dormir e se divertir com os amigos e família melhora.


Ao entender que ter uma agenda para as coisas e respeitar esse planejamento de tempo, você não estará se prendendo, mas se libertando. No mercado, diversos projetos tem um fim desastroso pelos envolvidos não terem alinhado as possibilidades ao tempo.


Saber gerir o tempo é um dos pontos críticos num projeto e conhecer as ferramentas para conseguir gerenciar este recurso da melhor forma define o resultado final. Devido a sua importância, a Unidombosco oferece grátis a extensão: Gerenciamento do Tempo - como estimar a duração das atividades. Não deixe de participar e ampliar seu conhecimento!


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