E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como atingir seu objetivo no Briefing

29/12/2014 Por: Editorial Dom Bosco
atingir objetivo no briefing

O briefing é algo que deve descrever o trabalho para quem irá executar um projeto, seja de produto ou serviço. Mas veremos que o meio termo é sempre bem-vindo, nada de exageros, mas também nada de escassez.

 
 Na troca de informações, que é o propósito do briefing, é preciso colocar no papel as ideias de forma organizada, para que o executor entenda a mensagem sem interferências.


 
Quando são muito extensos tendem a ter expressões vazias e que não acrescentam nada, por isso ele pode ser feito em formato de esquema ou em tópicos, assim é melhor visualizado e não há perda de tempo. Muitas vezes o projeto pode sair errado por conta de exageros na comunicação e falta de organização do briefing. A objetividade do briefing não significa que ele não deve conter informações básicas, não coloca-las pode ser um erro!


 
Destacar as partes importantes se faz necessário para evidenciar o propósito principal e a essência do resultado, além de aguçar a criatividade de quem irá executar.


 
Uma atenção especial deve ser dispensada para briefings muito dogmáticos ou com ideias conflitantes, isso pode levar a um fracasso na execução, pois deixa informações confusas e categóricas. Nada deve ser feito no imperativo, pois é necessário que o cumpridor que operará o briefing também coloque suas ideias.


 
Nunca podemos esquecer que qualquer tipo de produto, serviço ou comunicação visual é feito para o público então não podemos nos restringir a apenas uma coordenada. A análise de um universo grande dá mais amplitude para o briefing.


 
Um erro comum é achar que o briefing deve ser algo estático ou feito apenas uma vez. Na verdade ele deve ser um “vai-e-vem” de conteúdos até que se chegue ao resultado final. A parte escrita deve ser feita somente após uma troca de informações verbal, por isso é composto de várias partes.


 
Vale lembrar que ele envolve muita criatividade e pro atividade, por isso não confie demasiadamente na parte escrita, é sempre bom reunir a equipe!
 
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar