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Como chamar atenção e conquistar o cliente através do marketing?

08/04/2015 Por: Vanessa Cagliari
Como chamar atenção e conquistar o cliente através do marketing?

Embora as estratégias de marketing tenham evoluído, em muitos aspectos, continuam as mesmas de 20 anos atrás, época em que era comum as empresas pagarem por um anúncio bem grande na TV ou outdoor e disputar pela atenção do cliente em um espaço que abrigava todos os seguimentos.

 
Apesar de todas as transformações na forma como se faz marketing, o consumidor continua sendo bombardeado por propagandas, muitas vezes incômodas, como por exemplo os anúncios no início dos vídeos do YouTube e os banners de produtos que aparecem em redes sociais.


 
Mas em meio a tantas propagandas e informações, como fazer com que o cliente veja seu conteúdo? Seu público precisa se importar com o que você fala e publica. Além disso, você deve fazer parte da vida e do contexto daquele usuário para que seu conteúdo se destaque no meio de tantas informações, afirma Luan Muniz curador do StartupWeekly, Co-fundador do Zimp Fidelidade e desenvolvedor web.
 
 
 
Luan destaca que cada empresa deve descobrir a melhor forma de atrair seu cliente. "Eu acredito que isso é algo que cada empresa deve descobrir sozinha. Cada dia mais estamos fazendo negócio como fazíamos em uma era do marketing antes das mídias de massa, onde a comunicação era feita quase que 1 para 1. Como naquela época, cada pessoa tinha a sua maneira de se encaixar na vida do cliente, cada uma tinha a sua própria personalidade e assim como os negócios individuais, cada empresa também tem a sua própria identidade, sua própria personalidade e isso influencia bastante em como a empresa vai passar a fazer parte da vida dos seus clientes. Apesar disso, uma coisa é comum entre todos, antes de tentar ter a atenção do cliente precisamos ter atenção ao cliente", disse Muniz.



O profissional aconselha que as redes sociais podem ajudar a descobrir o que o seu usuário faz e do que ele gosta. Por exemplo: o seu usuário curtiu ou comentou uma notícia sobre cuidados com o corpo, mande um cosmético como presente pela primeira compra na sua loja. Dessa forma, na próxima vez em que pensar comprar algo que você venda, sua loja será a primeira a passar pela mente dele. "Certamente as redes sociais ajudam, eu diria inclusive que elas são a maneira mais eficiente de montar um perfil de um usuário. Cada rede social tem o seu papel e o seu público, você só precisa descobrir a maneira mais eficiente de conseguir o que você precisa. Dentro do Facebook, por exemplo, você tem praticamente toda a vida social de uma pessoa, quem ela conheçe, o que ela gostaria de fazer e o que ela realmente faz durante o dia dela e isto sozinho já seria suficiente. Entretanto, além das outras redes sociais existem sites como ReclameAqui e Buscapé, dentre outros, que fornecem informações sobre o que o seu cliente está pensando e como ele está agindo perante uma situação", destaca.
 
 
 
Segundo Luan, outra estratégia eficiente para conquistar seu cliente é ser mais humano. Não pode comprar um presente? Então ligue para o seu cliente para agradecer pela compra. A humanização do relacionamento loja-usuário é uma evolução do atendimento ao cliente e traz benefícios para ambos os lados. "É muito importante que o usuário não sinta que está falando com um robô ou que recebeu uma mensagem automática padrão a que é enviada em uma situação especifica. As pessoas sabem quando estão falando com alguém que realmente está disposta a ajudá-las ou com alguém que só quer fazer você passar adiante no caminho burocrático da empresa. Atenda seu cliente da mesma maneira que você atenderia alguém da sua família ou um amigo muito próximo e você verá não só a diferença e a intimidade que este tipo de relação expressa, como o impacto positivo que tem no seu negócio", conclui.
 
 
 


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