E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como construir uma carreira, não apenas encontrar um emprego

02/08/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 ter uma carreira



É muito comum os profissionais ficarem insatisfeitos com seus atuais cargos ou se encontram procurando o emprego perfeito. Acontece que novos empregos e novos cargos estão nos classificados a todo momento.

O que muitas pessoas não entendem é que, além de procurar um emprego, você deve, primeiro, construir uma carreira. Isto é, desenvolver sua rede profissional será muito mais valioso do que enviar seu currículo para todos os sites de listagem na Internet.

> Como desenvolver um networking eficiente

Por onde começar

É muito importante você cultivar seu networking. Dê as caras, não descarte ninguém como inútil e seja gentil com todos que você conhece. Você nunca sabe quem pode conectá-lo a uma grande oportunidade. Encare o seu networking como uma oportunidade de conhecer pessoas interessantes e diversificadas que expandirão seu mundo e apresentarão novas experiências, sejam elas trabalhos ou não. Não se limite ao objetivo de curto prazo de encontrar um emprego; investir em relacionamentos que você pode levar com você nos próximos anos.

No começo da nossa jornada profissional, é comum nos sentirmos tímidos em relação aos relacionamentos profissionais. especialmente, se você é tímido, pode ser ainda mais difícil iniciar conversas com pessoas que você mal conhece e que são mais velhas e experientes.

A verdade, no entanto, é que muitos de nós gostamos de utilizar nossa experiência para ajudar alguém que demonstre interesse.

Como aumentar o número de meus contatos profissionais

O LinkedIn é um ótimo lugar para se conectar com mentores em potencial, bem como pessoas que podem estar procurando contratar. Você também pode visitar as páginas de empresas que lhe interessam e encontrar nomes de pessoas no departamento em que gostaria de trabalhar. Mas, assim como compartilhar seu currículo cegamente não garante resultados, você precisa fazer mais do que enviar convites para se conectar on-line. Crie uma mensagem personalizada para cada pessoa explicando seus objetivos, porque você considera essa pessoa um exemplo e porque você merece meia hora de seu tempo.

Você também terá que abordar pessoas no mundo real. Saia da sua zona de conforto, participe de eventos e reuniões do setor e solicite entrevistas informativas com pessoas em cargos a que você aspira. O pior que pode acontecer é a pessoa dizer "não, obrigado" ou não responder. Além disso, sua escola provavelmente tem uma rede semelhante para encontrar profissionais estabelecidos em seu campo de destino.

E quem disse que o curso precisa ser presencial? Com o avanço da internet, até os cursos online possuem seu próprio grupo de estudos online ou professores que utilizam e-mails e redes sociais para manter contato com alunos.

A educação continuada é outro caminho para as reuniões de outras pessoas envolvidas no seu setor - professores e colegas. Pergunte onde os outros trabalharam, como eles encontraram empregos e se gostariam de fazer apresentações para você. Conecte-se on-line para ver quem mais eles conhecem.

E, embora você não queira transformar todas as atividades divertidas em uma sessão de networking profissional, mantenha seus olhos e ouvidos abertos quando estiver socializando também. Pode haver alguém em seu clube do livro, igreja ou aula da academia que conhece alguém na sua empresa dos sonhos. Desde que você seja respeitoso e não arrogante, não será demais deixar as pessoas saberem que você está procurando ajuda na carreira.

Como usar o networking

Acima de tudo, lembre-se de que você está pedindo às pessoas que lhe deem algo: seu tempo, seus conselhos, seu apoio. Você está pedindo um favor, seja gentil, paciente e receptivo, esteja ele em condições de oferecer trabalho ou não.

Ouça mais do que você fala. Seja curioso, aberto e flexível, em vez de ter uma agenda fixa e uma série de expectativas. Se você teve uma boa primeira reunião, mas não sabe ao certo para onde ir, pergunte-se você pode continuar com eles ocasionalmente e buscar orientação quando estiver se preparando para entrevistas importantes. Veja se eles terão você em mente para um estágio ou até mesmo um projeto freelancer.

Lembre-se que você está construindo relacionamentos em sua carreira e não procurando apenas um emprego. Este é o começo de uma conversa que pode durar anos se tiver valor para ambos.


pos gratis


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar