E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como deixar uma boa impressão em uma entrevista de emprego?

11/10/2018 Por: Editorial Dom Bosco

Ser convidado para uma entrevista pessoal, é sinal que seu currículo agradou. Mas, como você pode passar para a próxima fase após o primeiro contato com o recrutador da vaga? Preste atenção em algumas sugestões que o farão deixar uma boa impressão em uma entrevista de emprego, e aumentar as probabilidades em conseguir a tão almejada contratação.



Estude a empresa

Estudar a empresa é uma dica velha, mas a maior parte das pessoas ainda continua falhando. Estudar a empresa não quer dizer saber apenas os serviços que ela oferece e sim, como os oferece.


Para chegar em uma entrevista com segurança, acesse tudo o que estiver a seu alcance sobre a empresa. Entenda a quanto tempo a empresa está no mercado, como começou, quais são suas concorrentes, qual a sua participação no mercado e qualquer outra informação que o permita estabelecer uma comunicação ‘rica’ com o entrevistador.



Mostre organização

Organização é algo muito importante em um processo seletivo, e quem está avaliando consegue dizer se alguém possui ou não essa característica pelo horário em que a pessoa chega, como está trajada e em como está se comportando.


Chegar atrasado, estar vestido de forma inadequada, com roupas amassadas ou suadas, passa a impressão de que o entrevistado não deu valor para a oportunidade, por isso não se programou em apresentar uma imagem diferente. Com relação a vestimenta, não há um padrão e cada empresa pode adotar um tipo, mas no caso da dúvida, sempre escolha um equilíbrio entre o esportivo e social - esporte fino completo.



Pense antes de responder

Por nervosismo, alguns entrevistados escolhem as piores respostas, tudo porque não conseguiram raciocinar corretamente antes de responder. Ficar nervoso é algo inevitável, mas é preciso saber como lidar como a emoção, já que seu comportamento irá revelar sua capacidade em lidar com situações estressantes.


Caso você seja uma pessoa bastante nervosa estar bem preparado e procurar mentalizar a entrevista não como uma avaliação, mas uma conversa, pode ajudar. Evitar responder de forma muito rápida ou usar apenas respostas curtas, podem disfarçar seu nervosismo. Assim como existem pessoas que reduzem o discurso quando estão agitadas, outras o aumentam, mas nenhum excesso é bom. Portanto, procure sempre prestar atenção às perguntas e respostas.



Seja diferente e honesto

Perguntas clichês são bastante frequentes, mas respondê-las de forma diferente, contribuem para deixar uma boa impressão. Novamente, o segredo está em se preparar bem e prever todas as possíveis perguntas. Veja algumas:


“Como você se imagina em 5 ou 10 anos?”;  

“Por que devemos contratar você?”;

“Fale sobre você”;

“Como você lida com pressão?”.


Então, caso se depare com a falta de criatividade do recrutador, mostre que essa característica você tem de sobra.



Mostre-se alguém interessante

Entrevistas são uma oportunidade de criar uma conexão com o recrutador. Saber contar ao seu recrutador os motivos que o motivaram a escolher sua carreira, o que mais gosta de fazer em seu trabalho ou histórias relevantes de suas experiências, podem agregar pontos positivos em sua seleção.


Muitas vezes, entrevistas costumam ser estressantes para quem está entrevistando, porque trata-se de um processo mentalmente desgastante. Conduzir um diálogo descontraído e que saliente suas característica como humano e profissional, podem ser  uma ótima estratégia em se classificar na memória do recrutador.



Mantenha contato

Geralmente, os resultados das entrevistas costumam ser notificados entre uma semana ou quinze dias. Caso o recrutador te dê um tempo de retorno, espere pelo período determinado. Se não receber uma data, pode entrar em contato após uma semana e perguntar se o processo seletivo ainda está em andamento.


Entrar em contato para conseguir uma posição, representa interesse a pró-atividade. Mas cuidado com a forma de montar a mensagem, para não dar a impressão de que está ‘obrigando’ um posicionamento. Para não ser invasivo, o melhor meio é o e-mail. Procure ser gentil e demonstrar gratidão pela entrevista.  


Se você seguiu todas as dicas e não recebeu uma resposta favorável, procure ser maduro na resposta, e nunca se esqueça em agradecer pelo retorno. Agora, se a resposta foi positiva, comemore o novo emprego e continue a dar seu melhor no mercado.



Agora, se você se saiu mal na entrevista de emprego, veja essas dicas para dar a volta por cima.



E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar