E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como desenvolver um networking eficiente

11/03/2016 Por: Vanessa Cagliari

Como desenvolver um networking eficiente

Estratégia fundamental para melhorar a imagem profissional e abrir portas para novas oportunidades de emprego, o networking se tornou uma ferramenta largamente utilizada pelas pessoas para a troca de informações, aprendizados e influências. Conforme apontou uma pesquisa da consultoria Lee Hecht Harrison, 63% dos profissionais conseguem mudar de emprego por meio de indicações de pessoas conhecidas.

 
 
De acordo com a psicóloga e consultora de carreira da Catho, Elen Souza, quem deseja encontrar novas parcerias de negócios ou, até mesmo, mudar de emprego, é necessário investir no networking, mantendo seus contatos e frequentando eventos da sua área.

 
 
Entretanto, é importante utilizar o bom senso para não passar a imagem de que está procurando um novo emprego. As pessoas que sabem fazer networking tornam-se pilares da sua rede de contatos e formam comunidades. "Para manter o relacionamento constante, você precisa ter encontros regulares com diferentes grupos e sempre manter a conversa em dia", explica a especialista. Acompanhe, a seguir, dicas para desenvolver um networking eficiente:



 
 
1.Selecione os contatos
 
De nada adianta ter mil contatos profissionais, se nenhum deles puder te ajudar com o que você pretende alcançar. Você precisa selecionar os contatos certos. Procure construir grupos de contatos direcionados para os seus objetivos e, assim, será mais fácil saber com quem contar.


 
 
2.Conheça-os pessoalmente

As redes sociais são ferramentas estratégicas de networking, mas não necessariamente as melhores. A melhor forma de elaborar uma rede de contatos sólida é conhecendo os seus amigos pessoalmente, uma vez que isso fortalece as interações e faz com que você se identifique com a pessoa. O mesmo acontecerá com ela sobre você.


 
 
 
3.Prepare-se para o evento
 
Durante uma palestra ou feira, também é possível fazer novos contatos.  Procure usar vestimenta adequada, conheça as regras e leve cartões de visita para que as pessoas queiram saber mais sobre o seu trabalho e projetos realizados. Ao conversar com alguém, saiba o que dizer, adote um discurso interessante e curto sobre o seu trabalho de forma a gerar interesse ao ouvinte.


 
 
4.Tenha interesse pelo trabalho dos outros profissionais
 
Ouça o que o outro tem a dizer, não tente vender e evite falar apenas sobre você mesmo. Demonstre curiosidade e interesse pela trajetória de carreira das outras pessoas e faça perguntas como: o que você faz? Quais projetos você já realizou? Quais são os maiores desafios do seu negócio? Depois, ofereça ajuda caso tenha possibilidade. 



 
 
5.Mantenha-se presente

Faça um acompanhamento dos profissionais que encontrou após o evento e certifique-se de medir os resultados de seus esforços. E lembre-se: não procure pelas pessoas apenas quando precisar de ajuda.



Com informações de Catho
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar